Empapel News

Home Empapel News Entrevistas Entrevista com Rachel Marques, Superintendente da Paraibuna Embalagens

Entrevista com Rachel Marques, Superintendente da Paraibuna Embalagens

Para a edição de fevereiro de 2022, a Empapel News entrevistou Rachel Marques, Superintendente da Paraibuna Embalagens desde 2019. A profissional atua com expertise na gestão de equipes multidisciplinares e tem mais de 15 anos de experiência profissional na gestão de empresas nacionais, multinacionais e Family Company.

É graduada em Analista de Sistemas pela UniAcademia, em Juiz de Fora; pós-graduada em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças também pela FGV.

Quais são as expectativas da Paraibuna para o ano de 2022 e como vê o mercado em que atua hoje?

Entendemos que, assim como nos últimos anos, 2022 será um ano desafiador, alavancado principalmente com a conjuntura macroeconômica do país e o cenário ainda presente da pandemia de Covid-19. No entanto, por meio do nosso Planejamento Estratégico, desenhamos um contexto otimista, fundamentado nos resultados dos projetos de expansão realizados em nossas unidades fabris, ao longo dos últimos anos. Estes projetos tiveram como objetivo a ampliação da nossa capacidade de produção e conversão no modelo de gestão de custos apurado.

Entendemos que há oportunidade de aumento do market share através da exploração de atividades econômicas com potencial para o uso de papéis para embalagens e embalagens de papelão ondulado. Hoje, as empresas estão engajadas a se desenvolverem de forma sustentável e próspera com a sociedade, contexto este que nosso produto dispõe por ter sua origem na reciclagem.

Ainda em nosso radar, queremos dar continuidade ao projeto de internacionalização na comercialização do papel, o que nos tornará menos vulneráveis às oscilações do mercado interno e irá permitir a melhoria contínua do produto atendendo às novas exigências do mercado.

Quanto tempo a Paraibuna atua no mercado e qual a missão da empresa?

Em 2022, completamos 59 anos de atuação no mercado de papel e papelão ondulado. Temos como missão “Garantir o futuro reciclando o presente”, que traduz de forma clara nossa responsabilidade para com o meio ambiente e a sociedade. Seu significado é bem mais abrangente, não se limita apenas à reciclagem em seu sentido literal e aos nossos produtos, mas também na reciclagem que se faz necessária em nossos processos, na forma de ser e de fazer.

Por isso, ter esses valores cada vez mais difundidos dentro da organização faz com que o time Paraibuna contribua de maneira constante e consciente para o nosso crescimento. Nossos valores, por sua vez, correspondem ao respeito à vida, à valorização das pessoas, do empreender com responsabilidade, do comprometimento com o resultado, no estímulo ao aprendizado e ser parte do time. Tudo isto é vivenciado e praticado por todos, o que garante que estamos fazendo o certo para que nossa missão seja efetivamente alcançada.

Quais são os próximos investimentos da Paraibuna em 2022?

Como promovemos uma série de investimentos nos últimos anos em nossas unidades, tanto para a fabricação de papel como para a conversão em embalagens, 2022 inicia como um ano de consolidação. A instalação da nossa nova máquina, a MP08, amplia a nossa capacidade de produção em mais 10 mil toneladas por mês. Além disso, estamos ampliando a nossa capacidade de produção de caixas de papelão ondulado.

Sabemos que nosso maior e melhor investimento é na nossa gente, por isso, permanecemos investindo no desenvolvimento e na capacitação, na melhoria de processos e na qualidade de nossos produtos e serviços, sempre alinhados ao nosso compromisso com a Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Acreditamos que esses são os pilares mais importantes para o nosso conhecimento e evolução dentro do mercado.

voltar

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo