O entrevistado da Empapel News de junho é Eduardo Mazurkyewistz, sócio fundador da Mazurky Embalagens de Papelão Ondulado. Advogado, com especialização em administração de empresas e treinamento para empreendedorismo pelo SEBRAE, Mazurkyewistz é membro da Empapel (Associação Brasileira de Embalagens em Papel). É também vice-diretor titular do CIESP – São Bernardo do Campo (Centro Regional das Indústrias do Estado de São Paulo).
Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de caixas de papelão e acessórios de papelão ondulado. O otimismo da Mazurky resultou em investimentos e na expansão de espaço para produção, fazendo com que a empresa migrasse as atividades para galpão duplicando o espaço onde estava instalada. A seguir a entrevista concedida no mês de junho com essa e outras informações.
Qual a expectativa da Mazurky para o ano de 2022?
Estamos passando por um ano delicado, em que temos muitas incertezas devido às eleições que estão por chegar, porém, nós, empresários brasileiros, já estamos acostumados com essa instabilidade. Na Mazurky, acreditamos que será um ano bem interessante. Estamos vindo de um alto consumo de embalagens, seguindo o que ocorreu em 2021, mas o mercado se acomodou com as demandas e novas oportunidades surgem diariamente, por isso, estamos antenados e empenhados para não deixar nenhuma escapar.
Uma dessas oportunidades de ampliação e atuação no mercado foi a compra da marca e da operação da “Eu Amo Papelão”, empresa gaúcha que é pioneira e referência na produção de brinquedos feitos de papelão ondulado.
Criada em 2013 por um casal gaúcho, Simone Menda e Thiago Costa, a empresa batizada de “Eu Amo Papelão” comercializa brinquedos fáceis de montar e de desmontar, podendo, ainda, ser personalizados com tintas, canetas e lápis coloridos. O objetivo é proporcionar momentos agradáveis e de interação entre as famílias e a Mazurky faz questão de reforçar toda a história afetiva da “Eu Amo Papelão”, empregando aquilo que já sabe fazer, aproveitando toda sua capacidade produtiva junto com a expertise da “Eu Amo Papelão”.
A Mazurky segue avançando, diversificando sua atuação no mercado de papelão, se diferenciando, assim, de todo o mercado.
Há previsão de investimentos para os próximos anos na empresa?
Iniciamos, em 2022, a implementação robusta de um grande projeto que desenhamos, juntamente com o Senai, em 2019, de Indústria 4.0, com a expectativa de conclusão em 2027. Estamos empenhados em transformar a nossa empresa em uma cartonagem modelo, com os princípios da Indústria 4.0 implantados, tornando-se, assim, referência para o mercado convertedor.
Esse ano está sendo muito importante, pois adquirimos a segunda impressora digital, sendo a primeira adquirida em 2019. O segundo equipamento, recém-chegado, conta com a tecnologia Single Pass UV. Trata-se de uma máquina EFI Nozomi 18000 Full, equipamento de alta performance, com um grande formato, de 1800×3000 e capacidade de, aproximadamente, 8.000 m² por hora.
A máquina que adquirimos é a mais moderna da EFI, com 7 cores, permitindo que o nosso cliente trabalhe com arquivos RGB, pois ela tem o gamut de cores expandido, atingindo 97% dos pantones existentes, permitindo que grandes marcas imprimam, com fidelidade, as suas cores no próprio papelão kraft.
A Mazurky é a primeira indústria brasileira a acreditar na tecnologia de ponta desse equipamento e a iniciar uma mudança no conceito de “caixas de embarque”. Queremos, com isso, agregar valor às embalagens, para que elas deixem de ser o “patinho feio” e sejam, realmente, os templates das grandes, médias e pequenas empresas.
Esse investimento puxou diversas mudanças e aquisições de periféricos, ou seja, tivemos que sair da nossa zona de conforto e mudarmos da planta que estávamos, em São Bernardo do Campo (SP), para uma planta com o dobro do tamanho, em Mauá (SP), dando condições, não somente para a instalação do novo equipamento e dos periféricos, como também nos deixou mais capacitados para atender as mais variadas demandas que irão surgir, após o ramp up dos equipamentos.
Vocês acreditam que a pandemia mudou a forma do consumidor enxergar o mercado de embalagem de papel e papelão ondulado? Qual a importância do e-commerce para vocês?
Durante a pandemia nos tornamos praticamente um serviço essencial, já que as pessoas não podiam sair para almoçar/jantar e evitavam ir ao mercado. Porém, antes da pandemia o iFood já havia iniciados iniciativas de sustentabilidade, o que acelerou a nossa capacidade de lançamento do iFood Regenera.
Sim, com toda certeza a pandemia antecipou uma tendência que no decorrer do ano iria acontecer. As pessoas não querem mais sair de casa para ir ao supermercado, a uma loja, a um grande magazine, sendo que ela pode fazer isso nas pontas das dos dedos, na comodidade do seu lar, comprando de forma muito rápida, com custo-benefício. Por conta disso, as embalagens navegam junto com essa tendência, pois não existe entrega sem uma caixa protegendo. Ainda mais: o nosso setor tem a obrigação de oferecer condições para a substituição dos sacos plásticos no e-commerce, pois as embalagens de papelão provêm de fontes renováveis, é de fácil reciclagem e fácil captação.
Diferentemente do saco plástico, que vem de uma fonte finita e com grande dificuldade para reciclagem. As indústrias que atrelaram suas vendas ao e-commerce cresceram automaticamente junto com ele e de forma rápida. Basta ver os números do setor e na Mazurky não poderia ser diferente. Fornecemos e temos parcerias desde pequenas plataformas até as maiores do mercado brasileiro.