Laboratório Empapel

Home Laboratórios e Ensaios Empapel: equipamentos digitais e de alta precisão
Laboratórios e Ensaios Empapel: equipamentos digitais e de alta precisão

Após a pandemia da Covid-19, o laboratório de ensaios da Empapel retoma suas atividades em novo endereço.

Todos os equipamentos do laboratório são da empresa Regmed, são digitais, de alta precisão e calibrados semestralmente, todos os ensaios realizados seguem as normas Técnicas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, o que garante a confiabilidade dos resultados de seus laudos, emitidos por profissional altamente qualificado. 

Os ensaios são realizados de acordo com a necessidade de cada cliente. Temos disponíveis 12 tipos de ensaios, entre eles o de Arrebentamento que determina a resistência ao arrebentamento dos elementos do papelão ondulado, Cobb que determina a capacidade de absorção de água do papel ou do papelão ondulado e o de Compressão de Caixa, que determina a carga de colapso da embalagem de papelão ondulado. Esses são apenas alguns exemplos.

Temos disponível também o Treinamento sobre a “Correta utilização dos equipamentos de Laboratório, gratuito para associado. Para saber mais, basta entrar em contato no e-mail laboratorio@empapel.org.br.

Ensaios disponíveis:

Arrebentamento

É a resistência do papelão ondulado medida por meio do aparelho “Mullen Tester”. Também conhecido como “estouro”, devido à pressão sofrida em uma pequena área do corpo de prova, até o rompimento. O resultado é expresso em quilograma força por centímetro quadrado (kgf/cm²) ou libra força por polegada ao quadrado (lbf/pol²).

Cobb

Ensaio que demonstra a absorção de água pelo papelão ondulado. O resultado é expresso em gramas por metro quadrado (g/m²).

Compressão de Caixa

É a resistência da caixa de papelão ondulado montada, tendo a carga aplicada em seu topo. O resultado é expresso em quilograma força (kgf).

Compressão de Coluna

É a resistência à compressão de um corpo de prova de papelão ondulado, sendo a carga aplicada sobre as ondas, no sentido vertical. O resultado é expresso em quilograma força por centímetro (kgf/cm²).

Concora

É a força necessária para esmagar 10 ondulações padrão de papel miolo. O resultado é expresso em quilograma força (kgf) ou em Newtons (N).

Dimensões

Ensaio que fixa as condições exigíveis para a determinação das dimensões internas e externas da caixa de papelão ondulado. O resultado é expresso em milímetros (mm).

Esmagamento
É a resistência ao esmagamento das ondas de um corpo de prova de papelão ondulado (“Crush Test”), com área de 100cm². O resultado é expresso em quilograma força, por centímetro quadrado (kgf/cm²) ou libra força por polegada ao quadrado (lbf/pol²).

Espessura
A medida da espessura é feita em milímetros, com o auxílio do micrômetro. O resultado é expresso em milímetros (mm).

Gramatura
É o peso de um metro quadrado de papelão ondulado (capas, papel miolo e cola). O resultado é expresso em gramas por metro quadrado (g/m²).

Gramatura dos Papéis Componentes

Gramatura individual dos elementos que compõem a chapa de papelão ondulado (capa interna, capa externa e miolo). 

Ring  Crush

É a força para deformar um anel de 152mm de altura montado em suporte apropriado. O resultado é expresso em quilograma força (kgf) ou em quilo Newtons por metro (kN/m).

Rasgo
Uma ou mais folhas são rasgadas juntas, através de distância fixa, por meio de um pêndulo, usando-se um aparelho do tipo “Elmendorf”. O trabalho consumido no rasgo é medido pela perda de energia potencial do pêndulo. A escala é calibrada para indicar a força média exercida (trabalho consumido dividido pela distância total rasgada). O resultado é expresso em mili Newtons (mN).

Umidade
Quantidade de água contida em papel, cartão ou papelão; na prática é considerada a razão da perda de massa do corpo de prova, quando seco, conforme o método de ensaio normalizado e da sua massa no momento de amostragem. Seu valor é, comumente, expresso em porcentagem.