A Empapel News de setembro entrevista José Carlos Aquino Moirão, sócio proprietário da Embalagem Monte Castelo Industria e Comércio Ltda. Com formação em Direito, José Carlos trabalha na área desde 1976, enquanto atuava como representante comercial. A empresa foi criada em 1988 e de lá para cá passou por momentos de grandes desafios, até chegar com muita resiliência ao momento atual. De Guarulhos, onde atualmente está localizada a empresa, ele concedeu essa entrevista:
Vocês atuam no setor há muitas décadas. Qual a história da Monte Castelo?
A embalagem Monte Castelo indústria foi fundada em 1988, em um primeiro momento localizada na zona leste de São Paulo. Em outubro de 1989, a empresa passou por um momento muito difícil em que todo o estoque pegou fogo, fazendo com a empresa perdesse também máquinas e boa parte de sua estrutura. Felizmente contamos com a ajuda de amigos, que nos apoiaram, como a Embassa e São Roberto. Em março de 1990, iniciamos a nossa reconstrução em um pequeno galpão, e no final de 1990, entramos no prédio onde estamos até hoje, em Guarulhos. Desde então, continuamos a ampliar nossa empresa, que hoje conta com uma área de 6 mil metros quadrados de construção, com capacidade de produção de 200 toneladas por mês, frota própria para a entrega e equipamento adequado para um processo produtivo ágil e eficiente.
Qual a missão da Monte Castelo?
A Monte Castelo tem como missão, contribuir para o bem social, gerando emprego e contribuindo para que o setor seja bem representado perante a sociedade e nossos clientes. Somos guiados pela ética e a verdade. Outro ponto importante é a qualidade. Para nós, ela é o resultado de um trabalho em conjunto com nossos colaboradores. A empresa tem atuado fortemente em treinamento de vários funcionários e investimos na promoção de suas competências para o desenvolvimento das habilidades e desempenho das tarefas com excelência. Consideramos nossos fornecedores parceiros e buscamos estreitar nossas relações para juntos conquistarmos a satisfação de nossos clientes.
No que diz respeito à tecnologia, ela tem grande relevância para a Monte Castelo. Notamos uma evolução a partir do uso de novas máquinas e uma melhoria contínua nos materiais que vem se aprimorando com os passar dos anos, melhorando bastante. Hoje entregamos produtos com mais qualidade, representando assim uma evolução, ao nosso ver. E a ideia é que essa melhoria seja contínua.
Qual a expectativa da empresa para 2022?
Nossa empresa tem por princípio o desenvolvimento de fabricação de embalagens em papelão ondulado que atendam as necessidades de nossos clientes. Esse é o nosso guia. Da nossa parte, a Monte Castelo se compromete com a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços e com a manutenção do sistema de gestão da qualidade. Esperamos que o ano de 2022 seja de grandes realizações e conquistas e que possamos continuar a viver em um regime democrático.