“A Ingredion e seus colaboradores possuem um DNA Inovador”, diz Jucelino Marques, Gerente de Negócios da Ingredion Incorporated, associada Empapel, para reforçar a importância da inovação no coração da empresa. “Todos os dias reunimos nossa habilidade, criatividade e paixão para melhorar a vida das pessoas; combinamos o poder da tecnologia com o melhor da natureza para encantar clientes e consumidores, enquanto atendemos aos mais altos padrões de ética, segurança, qualidade e sustentabilidade”.
Marques faz parte de uma história que começou há 100 anos, de uma empresa que se orgulha em prover ao mundo soluções inovadoras e antenadas com o que o momento necessita. São ingredientes como encapsulantes e emulsificantes, extratos, fibras, farinhas, gomas, proteínas à base de plantas, amidos, edulcorantes, adoçantes etc.
“Constantemente, lançamos produtos e soluções que farão parte da vida das pessoas. Dentro da categoria de negócios industriais, onde está o segmento de Papel & Corrugados, um exemplo é o lançamento recente de um pacote com soluções de resistência a seco, que melhoram as propriedades mecânicas do papel e possibilita a redução de gramatura, com apelo de sustentabilidade e eficiência produtiva”, exemplifica Marques.
Idea Labs
A empresa tem um centro de pesquisa chamado Idea Labs, que fica na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, instalado e operando há 14 anos. O Idea Labs faz parte de uma rede de 32 centros espalhados pelo mundo. Segundo Marques, os centros fornecem, através de insights de consumidores, recursos sensoriais, pesquisa proprietária e equipes de cientistas, ingredientes inovadores para alimentos e bebidas, além de “soluções em embalagens mais próximos da natureza, feitos de ingredientes de fontes naturais, renováveis e que são entendidos como autênticos”.
O Brasil é um ponto importante na estratégia de inovação da empresa. A Ingredion conta com 14 plantas-piloto e um laboratório analítico. É ali que a companhia consegue desenvolver ingredientes, simular aplicações em escala industrial, ajustes de processos e formulações de clientes com validação analítica e/ou sensorial dos resultados obtidos.
“Possuímos um dos mais avançados laboratórios de papel com capacidade de simular praticamente todo o processo produtivo, através de pulper, refinador, formador de folha dinâmico (um dos mais modernos atualmente), prensas, secadores rotativos, sistema para aplicação de filmes superficiais e equipamentos para monitoramento do balanço químico da parte úmida”, diz Marques. “Desta forma trazemos uma maior segurança aos nossos clientes antes de avançar com os desenvolvimentos em alta escala”.
Forte investimento
Marques conta que praticamente todos os novos ingredientes são desenvolvidos através do Idea Labs. Ele cita como exemplo o aditivo bio-based com propriedades para barreira a gordura, prestes a ser lançado, substituindo produtos sintéticos ou que contenha PFAS (organofluorados).
Para que tanta inovação caiba no cotidiano da empresa, somente em 2021 a Ingredion investiu cerca de US$ 43 milhões em pesquisa e desenvolvimento.
Foco implacável na inovação
“Desbloquear o potencial das pessoas, da natureza e da tecnologia para tornar a vida melhor é o que nos impulsiona em todos os aspectos do nosso negócio, o foco implacável na inovação não para na criação de novos produtos”, ressalta Marques. “Imaginamos continuamente novas maneiras de criar valor para nossos clientes, desde serviços e formas de trabalhar, até a experiência do cliente e práticas sustentáveis”.
O profissional deixa claro que esse foco busca “estar à frente” na geração de tendência, algo essencial em um mundo altamente exigente e dinâmico. O mundo, as ideias e a sociedade avançam. Acompanhar esse movimento exige investimento, dedicação, conhecimento e uma pitada de sonho de que o planeta pode ser um lugar melhor para todos.