No dia 21 de setembro de 2023, aconteceu o 23º Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, promovido pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). O evento se deu em São Paulo, com apresentação de Luciana Pelegrino, diretora da Associação, e a Empapel News foi conferir tudo de perto.
O prêmio é o grande reconhecimento da excelência da embalagem brasileira, dividido em quatro grupos – Ouro, Prata, Bronze e Grand Prix.
As premiações são divididas em Embalagem e Mercado (alimentos doces, alimentos salgados, bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas, limpeza doméstica, cosméticos e higiene pessoal, perfumes, produtos em geral, família de produtos, e promocional), Design Gráfico (alimentos doces, alimentos salgados, bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas, cosméticos, perfumes e higiene pessoal, produtos em geral, família de produtos); e ainda Redesign de Alimentos e Bebidas, e Redesign de Produtos em Geral, Design Estrutural (forma, e funcionalidade), Tecnologia, Estratégica (sustentabilidade, soluções em varejo e e-commerce, marketing e branding, e exportação) e Especial (para a redução de perdas e desperdício de alimentos, estudantes, voto popular, impacto social, e empresa do ano).
Pelo “Voto Popular”, ganhou a embalagem de SEE – Cryovac, da Aurora Alimentos. A Aurora também ganhou como “Empresa do Ano”.
A Irani, associada Empapel, ganhou o prêmio Prata em “Estratégica – Exportação”. O case Bauducco possuía o desafio de ampliar as vendas exportando um de seus principais produtos, os panettones. O desafio era como transportar 6 unidades de 908g (total equivalente a 6kg), em uma única embalagem estruturalmente segura e resistente, com otimização de paletização, transporte seguro e com conceito e design que contempla a apresentação dos produtos e a interação com os seus clientes.
Foram quatro meses de desenvolvimento, 10 pessoas envolvidas e mais de 20 testes realizados, resultando em uma embalagem funcional para longa distância e com design.
Outro associado Empapel, a Klabin, concorreu com quatro produções: a pillow paper bag, embalagem sustentável, resistente e flexível feita com fibras longas de origem renovável, para a CSG Work; as embalagens de papel-cartão, impressas com tinta à base de soja, para o iFood; a embalagem de papel-cartão para a 3 Corações; e a embalagem de papel ondulado 100% reciclável para a Suvinil.
Esta última ganhou o Bronze em “Design Estrutural – Funcionalidade”. Com uma pega superior para encaixe da mão, o novo design tornou o manejo mais fácil e trouxe mais conforto para a fina alça metálica do galão padrão, além de proporcionar um controle de quantidade do produto a cada uso e auxílio na agitação manual, recomendada.
Além disso, “o bocal com tampa rosca, facilita o abrir e fechar, faz menos sujeira e não acumula produto nele que, para o galão metálico, resseca e dificulta o segundo fechamento. Por ser no formato quadrado, é mais prática para armazenar em casa, otimizando espaço”.
Esses são alguns exemplos da excelência que os fabricantes de embalagens oferecem para um mercado cada vez mais exigente na questão da sustentabilidade, praticidade e inovação.