O papel é um aglomerado de fibras de celulose de diferentes tamanhos, que em um meio aquoso, são entrelaçadas, e posteriormente prensadas, oferecendo uma superfície plana adequada para colar, escrever, desenhar, imprimir, ou até mesmo formar estruturas surpreendentemente fortes.
A resistência mecânica do papel não depende só do tamanho e da resistência de cada fibra, mas também do modo como elas estão dispostas.
A qualidade, assim como a resistência do papel é consequência da natureza das fibras, pois elas variam conforme o vegetal de origem, com diferenças nas características mecânicas, tamanho e pureza resultantes do processo de extração da respectiva celulose.
Embalagem é o elemento ou conjunto de elementos que envolve, contém e protege produtos durante sua movimentação, armazenagem, transporte, exposição, comercialização e consumo. Sua fabricação pode ser feita a partir de diferentes estruturas (Papéis, Cartões, Laminados e Papelão Ondulado).
Conheça os tipos:
- Papelão Ondulado
- Papel para Embalagens
- Cartão: primordialmente em função de sua maior gramatura (kg/m2), apresenta melhores características de rigidez, ideal, portanto, na estruturação de embalagens
- Laminados: utilizando-se de características físicas de diferentes materiais, a base em cartão sustenta a formação de estruturas, e garante conservação dos conteúdos