Há tipos de papéis para todos os estilos de embalagem, das mais leves às mais pesadas. Conheça alguns deles:
Embalagens leves e embrulhos
- Baixa Gramatura: (de 20 a 120g/m²) fabricado com aparas de diversos tipos, ou também, com pastas celulósicas, obtidas por processo mecânico, semi químico, e químicas (KRAFT), branqueadas ou não.
- Estiva-Maculatura: fabricado essencialmente com aparas, em cor natural, acinzentada, usada geralmente nas gramaturas de 70 a 120g/m², em embrulhos que não requerem apresentação, podemos encontras gramaturas maiores , atingindo até 400g/m² na fabricação de tubetes e conicais.
- Manilhinha-Padaria: fabricado com aparas, pasta mecânica ou semiquímica, em geral nas gramaturas de 40 a 45g/m², com acabamento (brilho e lisura), na cor natural e em folhas dobradas. Usado essencialmente em padarias.
- Manilha-HD-Hamburguês-Havana-LD-Macarrão: fabricado com aparas, pasta mecânica e/ou semiquímica, em geral nas gramaturas de 40 a 100g/m², com acabamento (brilho e lisura), em cores características ou cor natural. Usado para embrulhos em lojas e nas indústrias.
- Tecido: fabricado com pasta química e pasta mecânica ou aparas limpas, nas gramaturas de 70 a 120g/m², com boa resistência mecânica e geralmente nas cores creme, bege e azul. Usado para embrulho de tecidos e na fabricação de envelopes.
- Fósforo: essencialmente fabricado com pasta química, com 40g/m², monolúcido ou não, na cor azul característica. Usado para forrar caixas de fósforos.
- Strong de Primeira: fabricado com pasta química e/ou aparas de cartões perfurados, com 40 a 80g/m², branco ou em cores claras. Usado para sacolas de pequeno porte, forros e embrulhos.
- Strong de Segunda: similar ao strong de primeira, porém fabricado com a participação de aparas limpas e/ou pasta mecânica.
- Seda: fabricado com pasta química, branqueada ou não, com 20 a 27g/m², branco ou em cores. Usado para embalagens leves, embrulhos de objetos artísticos, intercalação, enfeites, proteção de frutas, entre outros.
Papel de embalagem que apresenta baixa permeabilidade a substâncias gordurosas.
- Glassine-Cristal-Pergaminho: fabricado com pasta química branqueada trabalhada com alto grau de refinação para que, em conjunto com a supercalandragem (prensagem), fique transparente. Quando fica opaco, com cargas minerais, adquire aspecto leitoso translúcido. Fabricado geralmente a partir de 30g/m² e com impermeabilidade elevada, é usado para embalagens de alimentos, base de papel autoadesivo, proteção de frutas nas árvores e outros.
- Granado: similar ao glassine, cristal ou pergaminho, mas com menor transparência e impermeabilidade devido à presença de outras pastas. Fabricado também em cores.
- Greaseproof: papel de elevadíssima impermeabilidade às gorduras, fabricado com pasta química branqueada, geralmente nas gramaturas de 30 a 80g/m². Translúcido, sem supercalandragem e de coloração branca ou ligeiramente amarelada. Usado para embalagens de substâncias gordurosas.
- Fosco: papel de baixa impermeabilidade, fabricado com pasta química, geralmente a partir de 40g/m², translúcido, sem supercalandragem (prensagem), de coloração natural. Usado para desenho, embalagens descartáveis e mais.
Essas embalagens requerem papeis fabricados a partir do sulfato branqueado ou não. Sua principal característica é a alta resistência mecânica e o KRAFT é o mais conhecido.
- Kraft natural para sacos multifolhados: fabricado com sulfato não-branqueado, essencialmente de fibra longa, geralmente nas gramaturas de 80 a 90g/m². Altamente resistente ao rasgo e com boa resistência ao estouro. Usado para sacos e embalagens industriais de grande porte.
- Kraft extensível: fabricado com sulfato ou soda não-branqueada, essencialmente de fibra longa, geralmente nas gramaturas de 80 a 100g/m². Altamente resistente ao rasgo e à energia absorvida na tração. Possui alongamento no sentido longitudinal maior ou igual a 8%. Usado para embalagem de sacos de papel.
- Kraft natural ou em cores para outros fins: fabricado com sulfato não-branqueado, essencialmente de fibra longa, geralmente com 30 a 150g/m², monolúcido ou alisado, com características de resistência mecânica similar ao kraft natural para sacos multifolhados. Usado para fabricação de sacos de pequeno porte, sacolas e para embalagens em geral.
- Kraft branco ou em cores: fabricado com sulfato branqueado, essencialmente de fibra longa, geralmente com 30 a 150g/m², monolúcido ou alisado. Usado como folha externa em sacos multifolhados, sacos de açúcar e farinha, sacolas e, nas gramaturas mais baixas, para embalagens individuais de balas.
- Tipo Kraft de Primeira: papel de embalagem semelhante ao kraft natural ou em cores, porém com menor resistência mecânica. Fabricado com pelo menos 50% de pasta química, geralmente com mais de 40 g/m2, monolúcido ou não. Usado geralmente para saquinhos.
- Tipo Kraft de Segunda: semelhante ao tipo kraft de primeira, porém com menor resistência mecânica, geralmente com mais de 40g/m², monolúcido ou não. Usado geralmente para embrulhos e embalagens.
Há ainda o KRAFT usado na fabricação de papelão ondulado.
- Miolo (Fluting): fabricado com pasta semiquímica, mecânica ou aparas, geralmente com 120 a 150g/m². Usado na fabricação de papelão ondulado.
- Capa Kraft (Kraftliner): fabricado com grande participação de fibras virgens, geralmente com 120g/m² ou mais, atendendo especificações de resistência mecânica requeridas compondo a estrutura como capas, interna externa nas caixas de papelão ondulado.
- Capa Reciclada (Testliner): semelhante ao capa de primeira, porém com propriedades mecânicas condizentes com a utilização de matérias-primas recicladas em alta proporção.
- White Top Liner: fabricado com grande participação de fibras virgens, geralmente com 150 a 385g/m², atendendo especificações de resistência mecânica requeridas para constituir parte das caixas de papelão ondulado.