A Two Sides é uma organização global (clique aqui para acessar o site), sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Ela promove a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, cartão e papelão, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. A Empapel entrevistou Fabio Mortara, CEO da Two Sides Brasil, para a Empapel News quinta edição, agora em abril.
Quais são as expectativas da Two Sides para o ano de 2021? Há planos, campanhas e eventos programados?
No final de 2020, o Conselho Diretivo da Two Sides Brasil aprovou um planejamento para 2021 que inclui: ampliar o trabalho anti-greenwashing, buscando crescer a taxa de sucesso na mudança de mensagens para o mesmo nível dos demais países onde Two Sides atua; ampliar o número de membros em 20%; ampliar substancialmente as ações de valorização das embalagens de papel, cartão e papelão; realizar novamente evento virtuais sobre mídia impressa (PoP) que serão latino-americanos; realizar evento que aborde a importância de cadernos e livros impressos na aprendizagem; e aprofundar as ações sobre reciclagem.
Como avalia o setor em uma perspectiva de mundo pós-pandemia?
O setor de fibras celulósicas, em um mundo pós-pandemia, terá grandes desafios. No lado dos papéis de imprimir e escrever, recuperar, ainda que parcialmente, os mercados perdidos, que foram muitos, alguns deles sem retorno.
No segmento de embalagens de papel, dar conta, de forma veloz, da forte demanda por embalagens de papel que sejam mais resistentes e que tenham barreiras a líquidos, para atender à crescente demanda por embalagens feitas de fontes renováveis.
Há ainda todo um mercado para produtos derivados de fibras celulósicas a ser explorado, em alimentos, tecidos, medicamentos etc.
Qual a importância do papel para uma sociedade que caminha a largos passos para o digital?
A digitalização, intensificada em muito pela pandemia, é irreversível e tende a crescer ainda mais.
Os papéis terão de conviver em um mundo cada vez mais digital e multimídia. Para muitos mercados, pesquisas mostram uma clara preferência por impressos, em diversas partes do planeta. É o caso dos livros impressos, cujo volume cresceu muito no ano passado, no mundo todo. Temos estudos também que mostram que livros didáticos, cadernos, blocos de anotações e apostilas impressas são muito mais eficazes na aprendizagem.
Também há estudos que mostram a importância da propaganda impressa, que é muito eficaz na construção de marcas e como propaganda institucional.
O mundo será cada vez mais multimeios e multimídia. Quanto às embalagens de papel, que já tem grande parte de sua logística reversa pronta (83% de reciclagem), há um horizonte muito positivo, que pode e deve ser aproveitado pelas empresas do setor.