A ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – reúne representantes de varejo, tecnologia, indústria e serviços para trocar experiências e abrir espaço para que as empresas tenham participação nas discussões sobre o mercado digital brasileiro e defender os interesses dos empresários digitais junto aos órgãos públicos.
Entrevistamos Rodrigo Bandeira, VP da Abcomm, para a Empapel News de maio
Como foi o ano de 2020 para o comércio eletrônico?
Tivemos a entrada de milhares de novos consumidores online em 2020, além da popularização de compras para diferentes categorias que incluem desde produtos de bens duráveis, até os itens do supermercado ou farmácia. Este comportamento deve ser manter em 2021, elevando ainda mais as projeções para as vendas do varejo online.
Além disso, foi um ano de grande crescimento. Mais de 150 mil novas lojas virtuais, mais de 300 milhões de pedidos e 20 milhões de novos consumidores. Números responsáveis por manter empresas “vivas” e consumidores efetuando compras a distância com toda a segurança.
Quais são as expectativas de vocês para o ano de 2021?
Esperamos um crescimento de 18%, mas tudo indica que será revisto para cima, mesmo diante da reabertura do comércio físico tradicional.
Vocês acreditam que depois da pandemia, a forma de consumir vai mudar? A experiência da compra online ainda está em transformação?
Aqueles consumidores que tiveram sua primeira experiência de compra positiva durante a pandemia vão continuar a comprar online. A praticidade e comodidade das compras pela internet vão continuar em alta. O hábito de consumir online ainda está em transformação e irá permanecer em contínuo aperfeiçoamento.