Em 2021, a Coca Cola informou o estágio do seu projeto de criar uma garrafa de papel. Bastante avançado, o invólucro para o mais popular refrigerante do mundo pretende criar embalagens que suportem líquidos com ou sem gás.
Uma garrafa de papel seria um passo e tanto em prol de um produto de reciclagem mais fácil, de origem sustentável e, claro, mais barato. Já existe algo parecido, no mercado de vinhos. Um projeto das Minimalist trouxe para o mercado a Vin Grâce, uma garrafa totalmente diferente do modelo tradicional de garrafas de vinho, feita de papel texturizado e reciclável. Outro projeto de embalagem interessante é a Nezinscot Farm que criou uma sacola para laticínios feita de sementes de grama, que crescerão onde quer que as embalagens sejam descartáveis.
As embalagens da Tetra Pak
No Brasil, a Tetra Pak tem apoiado testes de parceiros para criar diferentes produtos de forma segura, saudável e sustentável. A indústria de alimentos está percebendo a necessidade de transformação imposta pelas mudanças no comportamento de consumo e a urgência em desenvolver produtos que respondam a esses anseios.
“Estamos tão próximos de nossos clientes para inovar nas entregas ao mercado. Buscamos identificar tendências para explorar possibilidades de expansão para nós e para a indústria de alimentos e bebidas”, afirma Marcelo Queiroz, presidente da Tetra Pak Brasil.
A empresa criou também a Tetra Recart, uma embalagem cartonada sustentável, alternativa para alimentos enlatados, que já está no dia a dia das pessoas e as águas A9 e Água na Caixa. Outra, a Simply Water, chega ao mercado em julho.
As três marcas trazem uma inovação bem aceita no exterior e que deve ganhar espaço, principalmente, por seus atributos sustentáveis, uma vez que a embalagem é reciclável e composta por materiais de origem renovável, como o papel de florestas certificadas e plástico produzido a partir da cana-de-açúcar.
Pensar pelos caminhos da inovação e da sustentabilidade tem dado à indústria de embalagens um importante diferencial dentro da expectativa do consumidor em relação às empresas neste momento de preocupação ambiental ampliada.
Dessa forma, se compreende que as novas fronteiras das embalagens de papel são aquelas que derrubam qualquer barreira para se conseguir um mundo mais saudável.