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Cinco tendências em embalagens de comércio eletrônico

Recente pesquisa internacional de tendências do consumidor, conduzida pela RetailX com mil consumidores na França, Alemanha, Polônia, Suécia e Turquia, orientou a determinação de cinco tendências para as embalagens de comércio eletrônico.

A primeira delas diz respeito à proteção de bens e as considerações ambientais: 94% dos consumidores citam a proteção dos bens como o fator mais importante, bem como a sustentabilidade, e como as embalagens poderão ser reaproveitadas.

A pesquisa mostrou que 84% entendem como importantes embalagens que sejam sustentáveis e não agridam o meio ambiente, e 80% também entendem como importantes as embalagens que são fáceis de descartar.

A segunda tendência indica que o excesso de embalagem está custando mais do que o esperado, com 86% dos consumidores incomodados com embalagens dispendiosas e superdimensionadas. Esse número aumentou em relação à pesquisa de 2021, quando 79% se diziam incomodados com isso.

Outros 78% se incomodam com o excesso de embalagens internas. Mais: 67% dos entrevistados disseram que o excesso de embalagem os faria desistir de comprar daquela marca. Em outras palavras, o desperdício é fator de decisão de não comprar o produto.

A terceira tendência ressalta que o momento de unboxing é relevante para o consumidor, reconhecendo que a experiência total ganha importância. Na Polônia, em 2019, 32% dos consumidores já tinham ouvido falar em unboxing, contra 66% este ano. Dependendo da experiência, os clientes podem voltar a comprar do mesmo varejista. A criatividade e a inovação são primordiais nesse quesito.

A tendência número quatro dá conta que os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar mais por embalagens que atendam às suas necessidades. Atender às necessidades parece óbvio, mas a pesquisa mostra que essa função nem sempre é atendida e que houve um aumento de 48% na Polônia e 56% na Alemanha em 2021 para 81% e 70%, respectivamente, este ano na disposição de pagar mais por embalagens mais eficientes.

A média nos cinco mercados mostra que 72% dos consumidores estão dispostos a pagar por isso, com a Geração Z (80%) e os Millennials (74%) sendo os mais propensos. Por fim, a quinta tendência versa sobre o comportamento e as tendências que as novas gerações estão impulsionando no mercado. Isso merece destaque, porque são esses clientes que fazem compras online com maior frequência, na faixa de pelo menos uma vez por dia (8%) e mais de uma vez por semana (37%).

Segundo a pesquisa, eles gastam mais e exprimem opiniões com mais veemência, especialmente os Millennials (ou Geração Y, pessoas que nasceram entre 1981 a 1995). Eles são os mais propensos a avaliar as características da embalagem como sendo cruciais, na comparação com outras gerações.

Saber como pensam esses consumidores orienta de maneira mais clara os fabricantes e os desenvolvedores de embalagens. Entender o que eles mais compram também. E a moda é o segmento mais forte, seguido por utensílios domésticos, eletrônicos e produtos de beleza. A pesquisa confirma que, não importa as gerações ou os países, os principais impulsionadores das compras online são preços mais baixos e a conveniência, especificamente economia de tempo e entrega direta nas residências.

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