Empapel News

Home Empapel News Eventos Coalizão realiza plenária com homenagem ao Presidente-Executivo da Empapel

Coalizão realiza plenária com homenagem ao Presidente-Executivo da Empapel

2ª Plenária do ano da Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura, com mediação do Embaixador José Carlos da Fonseca Junior, também Presidente-Executivo da Empapel, trouxe um debate importante sobre economia sustentável.

O evento “Transição dos sistemas alimentares: o caminho para uma economia sustentável” contou com a participação de Carina Vitral, do Ministério da Fazenda; de Moisés Savian, do Ministério do Desenvolvimento Agrário; de Fernando Sampaio, diretor de Sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); de Luciana Nicola, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco e membro do conselho administrativo do Pacto Global da ONU no Brasil; e do Profess9r Ricardo Abramovay, da USP.

A Empapel News esteve presente ao evento para conferir tudo de perto. No início da Plenária, o Embaixador José Carlos foi homenageado pela Coalizão Brasil Clima por sua contribuição durante os dois anos em que esteve na liderança do movimento, como cofacilitador.

“O embaixador é um craque: calmo, o perfil ideal para esse mundo complicado que nós estamos vivendo”, disse Paulo Hartung, Presidente Executivo de Ibá, em um emocionante vídeo-homenagem produzido especialmente para a ocasião. “A palavra que surge quando se pensa no José Carlos é ‘equilíbrio’, ‘moderação’”, disse Maurem Alves, membro do Grupo Executivo da Coalizão, consultora de sustentabilidade da Klabin e do Rede Mulher Florestal.

A Coalizão Brasil é uma plataforma de diálogo multistakeholder, integrada por quase 400 representantes da academia, de organizações da sociedade, do setor financeiro e de empresas privadas. Entre os doadores, estão empresas do porte da Klabin, Itaú, Bayer, Assaí, Bradesco, Cargill, GPA, JBS, Natura, UBS, Santander, Marfrig, Vale e muitas outras.

“A Coalizão é o espelho da pluralidade e da vibração altamente democrática”, resumiu o homenageado. Fernando Sampaio assume agora a vaga de cofacilitador, no lugar do Embaixador. Ele fará dupla com Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú.

O evento também apresentou números da Coalizão e balanços de suas forças-tarefa: em 2023, foram divulgados 23 posicionamentos, lançados 12 boletins e nove publicações temáticas. Houve 78 encontros com representantes do poder público, além de 22 articulações com nomes internacionais, como embaixadas e representantes de governos estrangeiros. O movimento também participou de 71 eventos e suas 12 forças-tarefa realizaram 228 reuniões ao longo do ano.

Um exemplo destacado no evento pelo líder das Força-Tarefa (FT) de Concessões Florestais, Leonardo Sobral, foi o papel do grupo nas melhorias em texto aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como a Lei 14.590/2023. Em dezembro, a FT divulgou propostas para a regulamentação da lei.

“Não basta só aprovar a lei, precisamos acompanhar a sua regulamentação”, explicou Sobral. “Num primeiro momento, tivemos diálogo com o Serviço Florestal Brasileiro e vimos a necessidade de nos juntarmos a membros de outras forças-tarefa, como a de Restauração, dado o potencial fomento dessa atividade com a nova lei”.

Nesse processo todo, o Embaixador José Carlos deu fundamental contribuição. Doravante, o Presidente-Executivo da Empapel continuará na Coalizão como membro do Grupo Estratégico, a instância que cuida das diretrizes e dos temas centrais do movimento.

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo