Artigos Empapel

Home Notícias Empapel Sustentabilidade Créditos de Carbono Parte 3 – Vem aí a COP-27 do Egito

Créditos de Carbono Parte 3 – Vem aí a COP-27 do Egito

Em novembro de 2022, acontece a COP-27 do Egito e o país-sede quer colocar o financiamento climático como prioridade: “Queremos que esta COP passe das promessas para a implementação. E destacar quais são as políticas e as práticas que podem realmente colocar essas promessas em ação”, disse Rania Al Mashat, ministra de cooperação internacional do Egito.

Há mais na agenda: os egípcios também querem discutir como reduzir das dívidas externas o custo da descarbonização, observando que os países de primeiro mundo são os mais poluentes.

De um olhar mais apurado, a Cop-26, em 2021, foi um sucesso por fazer os países assinarem acordos e compromissos que contribuem para a redução de emissões de gases nocivos ao ambiente. Um bom exemplo é que, pela primeira vez, os países preveem a redução gradativa dos subsídios aos combustíveis fósseis e ao uso do carvão. Além disso, países se comprometeram com U$S 100 bilhões por ano até 2025 para financiar medidas que evitem o aumento da temperatura.

Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin, foi eleito pela presidência da COP, conferência do clima da ONU, como um dos seus 10 embaixadores empresariais no mundo. “A COP-26 foi um momento crucial para debatermos as mudanças climáticas e encontrarmos meios de preservarmos o futuro do planeta. Foram quase 200 países reunidos em torno de um enorme desafio que resultou em um grande acordo multilateral”, disse, em entrevista para a Empapel News de janeiro de 2022.

clique aqui para ler a PARTE 1 da matéria

clique aqui para ler a PARTE 2 da matéria

Assim como a Klabin, outras companhias vêm se aliando e reforçando a chamada economia de baixo carbono: mais de 100 presidentes de empresas já se comprometem a zerar as emissões de suas companhias nas próximas décadas.

Vale ressaltar ainda, que entre uma COP e outra, aconteceu a guerra na Ucrânia, ainda em andamento, que acelerou os processos de transição para energias limpas, graças à dependência europeia dos produtos de energias da Rússia. Com as sanções impostas pelo Ocidente aos russos, a necessidade de transição se tornou ainda mais urgente.

Ainda assim, tanto na Europa, como nos EUA e no Brasil, ainda há muitos passos a serem dados para desacelerar a degradação do planeta.

Notícias relacionadas

Empapel

EUDR e o segmento de embalagens de papel

Conhecida como lei antidesmatamento, a EUDR (European Union Deforestation Regulation) é uma das mais de 50 regras que fazem parte do Green Deal europeu.
ESG

Smurfit Kappa aposta em logística reversa como fator de sucesso para promover um negócio circular

A Smurfit Kappa, uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo, se apoia na economia circular para oferecer um modelo de produção responsável
Inovação

Setor de embalagem mira no conceito sustentável e na personalização

A embalagem como oportunidade de negócio se tornou uma tendência. Na Mazurky, uma indústria de embalagens de papelão ondulado instalada em Mauá (SP), por