Uma recente pesquisa da Sifted, plataforma líder de dados sobre logística, divulgada pela Two Sides, apresentou um dado entusiasmante: até mesmo os consumidores que se consideram indiferentes às questões do meio ambiente desejam remessas sustentáveis. Em tempos de crescimento constante de comércios eletrônicos e entregas em domicílio, esta é uma boa notícia. Leia a pesquisa na íntegra clicando aqui.
Segundo o estudo, que ouviu 500 pessoas, 81% dos consumidores acreditam que as empresas usam embalagens com excesso de matéria-prima. Entre aqueles que dizem que práticas ecologicamente corretas “não são importantes” em suas decisões de compra, 56% ainda acham que a maioria das empresas usa embalagens excessivas.
Mesmo entre os participantes que dizem nunca pesquisar as práticas ecologicamente corretas de uma empresa, 62% têm a mesma opinião. A porcentagem é de 66% para os que acreditam que o tamanho da embalagem tem um impacto moderado a alto na questão ambiental e 74% acreditam que os materiais de embalagem têm um impacto moderado a alto.
Essa é uma boa notícia para o planeta como um todo, porque mostra que as pessoas adquiriram uma consciência inerente sobre o problema, enquanto acreditava-se que só os iniciados na questão tinham essa preocupação.
Consequentemente é também uma boa notícia para o setor de embalagens de papel e papelão ondulado, pelo simples fato de que o material é feito de fibra virgem renovável ou reciclada, com alta taxa de reciclagem (cerca de 87% no Brasil, segundo o Anuário Estatístico Empapel 2021), o que atende aos anseios dessa grande maioria de consumidores.
A pesquisa mostrou que 66% dos entrevistados disseram que as práticas ecológicas de envio de uma marca influenciaram a decisão de compra e apenas 21% dos entrevistados afirmaram que nunca pesquisam tais práticas de uma empresa antes de comprar.
Os envios ecologicamente corretos são “importantes” ou “muito importantes” para 72% dos entrevistados que recebem cinco ou mais pacotes por mês em compras online, em comparação com 65% daqueles que recebem um ou dois por mês – ainda assim um número elevado.
A pesquisa liga um sinal de alerta para as marcas. Entre os entrevistados que dizem que o nome da marca é “muito importante” nas decisões de compra, 51% frequentemente pesquisam as práticas ecológicas da empresa antes de comprar. Apenas 7% do mesmo grupo nunca investiga práticas ecologicamente corretas.
Nos últimos cinco anos, 46% dos fiéis à marca tornaram-se “significativamente mais conscientes” e “preocupam-se significativamente mais” com transporte ecologicamente correto e 91% acreditam que os materiais de embalagem têm um impacto moderado ou alto na sustentabilidade ambiental.
A pesquisa também apontou que 57% dos consumidores estão dispostos a pagar um extra de 10% ou mais por um frete ecologicamente correto, enquanto 82% dos consumidores estão dispostos a esperar um dia a mais por remessas ecológicas e 17% por até três dias a mais.
“Não é nenhuma surpresa, os consumidores estão se tornando mais ambientalmente conscientes”, resumem os pesquisadores. “Na era do envio em um dia, frete grátis e datas de entrega garantidas, pode parecer que mais barato e mais rápido é a chave para conquistar clientes”, afirmam. Mas a pesquisa mostra que isso não necessariamente é o principal. Os consumidores querem que as marcas se preocupem com o que é ecologicamente correto e querem participar desse processo.
Prevê-se que o comércio eletrônico se expanda em US$ 1 trilhão antes de 2025. Como resultado, os consumidores estão pensando mais sobre o impacto ambiental de seu dinheiro gasto. À medida que essas tendências continuarem, será crucial que o setor logístico adote práticas ecologicamente corretas. Isso não apenas reduzirá sua pegada de carbono, mas também poderá fornecer uma vantagem competitiva.