Empapel News

Home Notícias Empapel Inovação Emmepi: investimento amplo em inovação para buscar sustentabilidade e crescimento

Emmepi: investimento amplo em inovação para buscar sustentabilidade e crescimento

Na nova edição da série sobre inovação em embalagens, falamos com o Grupo Emmepi, empresa italiana que nasceu em 2011 e começou sua jornada no mundo da inovação, desde sua fundação, segundo Alerto Fioriti, CEO da companhia.

“Procuramos sempre acompanhar a evolução da tecnologia e fazer as melhorias que o mercado nos oferece. Somos uma empresa em constante evolução. É necessário, se queremos continuar a oferecer aos nossos clientes a ‘chave na mão’ na indústria do papelão ondulado”, disse, em entrevista à Empapel News.

A empresa cresceu rápido. De 5 colaboradores, no início de sua trajetória, o Grupo Emmepi passou para 200 trabalhadores em três locais de produção Perugia, Milão e Treviso, nos dias de hoje.

Em 2023, afirma Alessandro Bersanetti, presidente do Grupo, “introduzimos a robótica em nosso negócio principal. Trata-se de uma nova divisão produtiva que agrega elementos relacionados ao manuseio, cintagem, embalagem e periféricos de papelão ondulado”.

Agora, com a introdução de robôs antropomórficos, a empresa é capaz de fornecer automação completa tanto para o carregamento das folhas de papelão diretamente da máquina, quanto para a paletização final das caixas que saem das dobradeiras-coladoras.

“Criamos o paletizador dinâmico”, explica Fioriti, “uma máquina automática de alto desempenho para dobradeiras-coladoras com software inovador e tecnologia plug-in”.

Tal avanço foi possível porque a empresa investe cerca de 5% dos seus recursos em inovação tecnológica. O pensamento sobre inovação se traduz também em relacionamentos com startups, que está evoluindo agora. “Adquirimos uma startup tecnológica que se juntará ao grupo no mundo da robótica, para o desenvolvimento da paletizadora e do pré-alimentador”, revela Fioriti.

Segundo os executivos, a indústria de papelão ondulado ainda está no início da automação e deve crescer rapidamente nos próximos anos. Para eles, o Grupo Emmepi tem a vantagem de ser um único interlocutor para a implementação de toda a indústria. “O fato de já termos encomendas para cobrir a produção até junho de 2024 denota que nosso produto, é solicitado e validado em muitos mercados, desde o europeu até o da América do Sul, África e Austrália”, afirma Fioriti.

Uma das prioridades é a questão da sustentabilidade. O papelão ondulado é um material cada vez mais escolhido para embalagens, pois é reciclável, resume o executivo. A empresa, assim, está em conformidade com as diretrizes da União Europeia, que ano passado lançou a diretiva Sup (Single use plastic), uma medida que visa reduzir o consumo de plástico descartável e limitar a sua dispersão no ambiente e nos oceanos.

A empresa entende que a embalagem do futuro é inteiramente em cartão canelado ou cartão ou papel e 100% reciclável. “Este deve ser o objetivo estabelecidos para nós mesmos para o futuro”, entendem os executivos. “Há anos nosso grupo se dedica à pesquisa e aplicação de soluções verdes e ecossustentáveis. Construímos vários sistemas fotovoltaicos para garantir uma maior eficiência energética, temos uma política atenta à gestão de resíduos e iniciámos projetos de arborização nas imediações dos nossos parques industriais’, declara Bersanetti.

No concorrido mercado de embalagens de papel e papelão ondulado, especialmente na Itália, o Grupo Emmepi acabou vendo na inovação uma maneira de expandir e se destacar.

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo