Empapel News

Home Notícias Empapel Empapel Empapel participa de Congresso Internacional da Abtcp

Empapel participa de Congresso Internacional da Abtcp

Na terça-feira, 01/10, o presidente-executivo da Empapel, Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., participou da mesa de abertura do 56º Congresso Internacional de Celulose e Papel, organizado pela ABTCP.

O executivo esteve ao lado de Dárcio Berni, diretor-executivo da ABTCP; Alexandre Lanna presidente do Conselho Executivo da ABTCP; Ari Medeiros, presidente do 56º Congresso da ABTCP; Sandro Ávila, vice-presidente do IPEF; Paulo Hartung, presidente-executivo da Ibá; e governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.

Na sequência, o Embaixador e Paulo Hartung acompanharam o governador Riedel em visita aos expositores da feira. Ali participaram de experiências do setor, tais como colheita e plantio por meio de realidade virtual, 3D, entre outras tecnologias.

Painel sobre ESG

Em continuidade à sua participação no primeiro dia do Congresso, José Carlos foi um dos debatedores no painel sobre ESG. O presidente da Empapel esteve ao lado de Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel, e de Fernando Bertolucci, vice-presidente executivo de Sustentabilidade e Inovação da Suzano. Ari Medeiros, presidente desta edição do Congresso, foi o moderador.

José Carlos comentou que o estágio avançado de cuidado com natureza e pessoas implantado pelas companhias da indústria de base florestal é fruto de um trabalho de décadas. “O setor de árvores cultivadas tem grande capacidade empreendedora, pois tem em seu DNA a ousadia de inovar e não temer sair do país para ver o que acontece no mundo. Tudo isso faz parte da história de sucesso do nosso setor”.

O executivo ainda comentou sobre os movimentos globais, que não têm dado tração no enfrentamento da emergência do clima. “O mundo passa por uma grave crise do sistema multilateral. Hoje, não podemos contar com essa estrutura, que deveria endereçar temas fundamentais, como a crise do clima. Assim, a discussões fundamentais acabam sendo pautadas por determinadas iniciativas, que podem até ter motivação nobre, mas são unilaterais, a exemplo da EUDR. Não temos problema com o que a lei preconiza, mas com os riscos potencializados na regulamentação e na sua implementação, pois foi definida à distância e sem o indispensável conhecimento da realidade nas diversas regiões do planeta”, afirmou.

Por fim, o Embaixador comentou sobre sua perspectiva para a COP-30, no Brasil. “Trata-se de ótima oportunidade. Mas o Brasil precisa se organizar para definir o que quer da Conferência. Também não pode cair no erro de deixar ser conhecida apenas como a COP da Floresta, pois pode aliviar a responsabilidade dos países desenvolvidos, que são os maiores emissores históricos. Nosso setor está se preparando. Estaremos presentes em Baku, neste ano, para a COP-29, e estamos nos organizando para ter forte presença também em Belém”.

Jantar de confraternização

Na noite do dia 2/10, foi realizado o jantar de confraternização da Abtcp. O Embaixador José Carlos da Fonseca Jr. presidente-executivo da Empapel esteve presente.

No início da confraternização foi realizada uma homenagem à memória de José Adami Neto, importante liderança do setor que nos deixou recentemente. A Sra. Carla Adami, sua viúva, e seus dois jovens filhos subiram ao palco receber o justo tributo.

Na sequência, empresas produtoras e fornecedoras do setor de árvores cultivadas foram premiadas em diversas categorias. José Carlos foi o responsável por entregar os prêmios de “Fabricante de máquinas e equipamentos para celulose”, vencido pela Andritz, e de “Prestadores de serviço de engenharia e consultoria”, para a Afry.

Na sequência da premiação, aconteceu o tradicional jantar, que reuniu cerca de 400 representantes de todo o setor.

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo