Empapel News

Home Notícias Empapel Eventos Empapel promove palestra sobre abaulamento na onduladeira: um estudo de causas e soluções

Empapel promove palestra sobre abaulamento na onduladeira: um estudo de causas e soluções

O diretor técnico da Kohler Coating, Emilio Carpio, realizou mais uma palestra online para os associados da Empapel, dessa vez com o tema “onduladeira: abaulamento – causas e soluções”. Ele havia se debruçado sobre as causas e soluções do descolamento na onduladeira (leia mais aqui).

A Empapel News conferiu a palestra feita pelo profissional que atua em Ohio, nos EUA. Carpio, mais uma vez vale lembrar, deu entrevista para o site da Empapel em agosto e atua no setor de papelão ondulado há mais de 35 anos.

Abaulamento significa “perda de qualidade do papelão, perda de produtividade, ganho no refugo e problemas na conversão”, disse. Existem alguns tipos de abaulamentos: para cima, para baixo, nas bordas, longitudinal, retorcido e em S.

O abaulamento é causado principalmente pelo diferencial de umidade entre as capas no momento da colagem. Se uma tem mais umidade no momento do acondicionamento, a capa mais úmida vai secar e encolher e a mais seca, hidratar e se alongar. “Papéis e gramaturas distintas mudam de dimensão, encolhem e alongam, em graus diferentes quando expostos a mudanças de umidade”, explicou.

É importante salientar que até a umidade do papel não se equilibrar com a umidade relativa do ar, o papel não deixa de alterar sua dimensão. Há ainda diferença entre a fibra virgem, que leva umidade no interior e do exterior, e a reciclada, que possui pouca umidade e requer menos energia para secá-la.

“As fibras celulósicas são higroscópicas, prontas para absorver água”, explicou Carpio. “O papel é um produto natural que transpira e, portanto, absorve e entrega umidade, dependendo das condições atmosféricas”. Dependendo da mudança, o problema pode se tornar irreversível”.

Carpio deixa claro que não se deve usar o amido como umidade ou como método de controle de abaulamento. “Use amido só para colagem”, sublinhou, ressaltando também a importância da proteção e do acondicionamento do papel.

Várias coisas podem afetar a umidade do papel e, consequentemente, causar o abaulamento: abraçamentos, T da máquina, velocidade, chuveiras, aplicação de cola e outros.

Mais uma vez, o profissional mostrou em detalhes como o processo de acondicionamento é bastante técnico e que, por trás de uma embalagem de papelão que chega ao consumidor, há uma enorme gama de estudos e compreensões de uso do maquinário e da matéria-prima. Conhecimento gera qualidade e produtividade.

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo