Artigos Empapel

Home Notícias Empapel Inovação Empapel realiza plenária com tendências e panoramas do mercado, com foco nas embalagens de papel e papelão ondulado

Empapel realiza plenária com tendências e panoramas do mercado, com foco nas embalagens de papel e papelão ondulado

Realizada em 24 de outubro de 2023, a Plenária Empapel, contou com abertura do novo Presidente-Executivo da associação, Embaixador José Carlos Fonseca Júnior, em seu primeiro evento com associados nesse formato, desde que assumiu o cargo.

Com duas apresentações, uma sobre comércio eletrônico, mostrando o panorama e tendências no Brasil sobre esse mercado, ministrada por Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), e outra com projeções do índice Brasileiro do Papelão Ondulado (IBPO) e de cenários Macroeconômicos brasileiros, ministrada por Stefano Pacini, economista da FGV e responsável pela análise da pesquisa mensal da associação, o evento trouxe dados importantes para preparar os associados da Empapel para as intempéries da economia com dados e projeções de pesquisas e sondagens.

Em relação ao mercado de e-commerce, Maurício apresentou dados do mercado com projeções até 2027, categorias mais vendidas, trouxe números de como cresceu pós-pandemia, e falou de desafios como a malha logística, em relação ao transporte rodoviário, sobretudo em relação ao gargalo da segurança. Sobre o mercado específico das embalagens de papel e papelão ondulado, levantou vantagens importantes do setor, em relação à sustentabilidade, reciclabilidade, interatividade, praticidade, personalização e possibilidade de integração do processo.

Sobre transformação digital, Salvador afirmou que ela se transformou em obrigação digital, e apresentou temas como maior eficiência logística: entrega mais rápida a preços mais baixos; maior sortimento: One Stop Shop; diferenciação pela qualidade; venda de produtos + serviços; novos consumidores x consumidores novos e rapidez no atendimento.

Já nas projeções Macroeconômicas, assuntos como indústria, serviços, ciclos e conjunturas econômicas, endividamento das famílias, taxas de juros, estoques, foram alguns pontos levantados no evento, por Stefano Pacini. A síntese das projeções da FGV/IBRE é de que as previsões de crescimento da atividade econômica estão sendo revisados para cima, principalmente no setor de serviços, que tem se mostrado bastante resiliente. O comércio está fraco e a indústria, em fase desafiadora, com estoques excessivos.

“Apesar disso, há também uma recuperação da confiança do consumidor em 2023, que reflete na confiança dos empresários. A demanda continua fraca, por conta do endividamento das famílias e o aumento da taxa de juros que tem apresentado um ciclo de queda, embora os recuos ainda sejam embrionários e acabam pressionando o crédito. Os programas de renegociação de dívida e redução da taxa de juros só devem ser sentidos em 2024”, afirmou o analista.

Notícias relacionadas

Empapel

Empapel Summit 2025

Na manhã do dia 10 de março, cerca de 60 representantes do setor de embalagens de papel estiveram presencialmente reunidos no Cubo Itaú, em
Eventos

Associados têm desconto na Masterclass Economia Circular de Embalagens de Papel II

No próximo dia 27 de março, das 9h às 17h, na Escola Senai Theobaldo De Nigris, em São Paulo (SP), o portal Conecta Verde