Artigos Empapel

Home Notícias Empapel Institucional Empapel Summit 2025

Empapel Summit 2025

Na manhã do dia 10 de março, cerca de 60 representantes do setor de embalagens de papel estiveram presencialmente reunidos no Cubo Itaú, em São Paulo, durante o Empapel Summit 2025, primeiro de uma nova série de eventos para debater nossos principais assuntos. Na ocasião, além de representantes das empresas associadas, também tiveram participação indústrias gráficas, designers de embalagens, entidades e consultores especializados.

Na abertura, Douglas Dalmasi, presidente do Conselho de Administração, afirmou ser este “um novo momento da Empapel, uma nova fase, inclusive, para estimular reflexões para os associados, que serão benéficas para o futuro do setor”. O Embaixador José Carlos Fonseca, Presidente executivo da Empapel, informou tratar-se de exercício importante e necessário: “Uma conversa aberta, provocativa e baseada em dados.” Fábio Mortara, CEO da Two Sides Brasil, também saudou o evento e a parceria que matém com a Empapel e com a Ibá.

Como fio condutor do encontro, foi apresentada a pesquisa “Percepções & Oportunidades para as Embalagens de Papel”, encomendada por Empapel e Two Sides. Cláudio Silveira, CEO da Quórum, responsável pela realização do estudo, apresentou os resultados, que são fruto de entrevistas com cerca de 70 profissionais de 40 empresas usuárias de embalagens, de 10 setores diferentes.

Entre os destaques da pesquisa, destaque para mudanças no processo de tomada de decisão sobre compra de embalagens dentro das empresas. Enquanto em pesquisa realizada em 2019 os principais decisores estavam nas áreas de suprimentos e de desenvolvimento de embalagens, no levantamento de 2024 os setores de qualidade e marketing aparecem com maior poder de decisão. Também ficou demonstrado que a principal fonte de informações sobre embalagens para os brand owners vêm dos próprios fabricantes.

O estudo revelou ainda que nenhum dos respondentes ‘concorda totalmente’ com a afirmação de que trabalha de maneira próxima à indústria que produz as embalagens, evidenciando, assim, que esse gap pode oferecer valiosa oportunidade. Outro ponto importante foi a identificação dos designers novos atores relevantes, na visão das empresas usuárias das embalagens de papel.

Dentro dessa moldura, foi também realizado o painel “Desafios e Tendências para a indústria das embalagens de papel”. Para a conversa, foram convidados Gabriel Lopes, presidente da Abedesign, e o professor Fábio Mestriner, referência em design de embalagens. Ambos indicaram existirem enormes oportunidades para o papel e o papelão ondulado, inclusive com iniciativas inovadoras, do lado dos designers e das empresas usuárias. Igualmente pontuaram ser importante manter comunicação ativa a respeito, por exemplo, da versatilidade e da resistência das embalagens de papel, mantendo diálogo permanente e proativo, estabelecendo cronograma de rodadas de conversas e de sistemática presença em eventos.

Notícias relacionadas

Eventos

Associados têm desconto na Masterclass Economia Circular de Embalagens de Papel II

No próximo dia 27 de março, das 9h às 17h, na Escola Senai Theobaldo De Nigris, em São Paulo (SP), o portal Conecta Verde
Empapel

Empapel apoia Workshop de Celulose e Papel de Santa Catarina

No próximo dia 13 de novembro a Associação Brasileira Técnica e Celulose e Papel (ABTCP) realizará o Workshop de Celulose e Papel de Santa