Cynthia Wolgien é médica veterinária de formação com MBA em Marketing, iniciou sua carreira na Mars. Na WestRock desde 2012, é diretora de Comunicação Corporativa, Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade, e integrante do board Brasil.
Cynthia tem como desafios desenvolver e implementar uma visão estratégica orientada à sustentabilidade como diferencial de negócios, guiando a organização para a mudança de mentalidade e, assim, ação. Hoje, coordena externamente o Comitê Diretor ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês) da Ibá – Industria Brasileira da Árvore
Quais são as expectativas da WestRock para o ano de 2021 e como vê hoje o mercado em que atua?
No terceiro trimestre de 2021, finalizamos mais uma etapa importante de nossa estratégia de crescimento planejada para o Brasil: a expansão de nossa Fábrica de Papel HyPerform®, de Três Barras (Santa Catarina), que contribuiu para potencializar ainda mais nossa capacidade produtiva e a tecnologia diferenciada da unidade.
Utilizamos, há quase uma década, um mix de fibras naturais que usa ao mesmo tempo fibra reciclada, vinda de uma cadeia circular bem estabelecida, e também fibras virgens, vindas de nossas florestas plantadas duplamente certificadas, contribuindo para uma proposta essencialmente sustentável para nossos clientes.
Já somos percebidos por nossos clientes como uma empresa comprometida com a otimização das nossas operações por meio da redução dos seus riscos e de seus custos operacionais, e nossa linha diferenciada de papéis HyPerform® visa continuar endereçando uma tendência cada vez mais demandada por nossos clientes de, ao mesmo tempo, reduzirmos a gramatura das embalagens e elevarmos sua qualidade, características fundamentais que nossos clientes buscam para endereçar suas metas de melhoria de sustentabilidade, de redução do uso de recursos e de substituir insumos como o plástico.
Além disto, as novas capacidades de nossa unidade de fabricação de papel visam posicionar a WestRock para o contínuo crescimento absoluto dos nossos clientes no Brasil, dando sequência aos investimentos realizado há dois anos, com a inauguração da maior e mais moderna fábrica de embalagens de papelão ondulado do país, em Porto Feliz (São Paulo). E também para abastecer o crescimento da demanda por exportação de papéis para embalagem, sobretudo na América Latina.
Quanto tempo a WestRock atua no mercado e qual a missão da empresa?
Há 78 anos no Brasil e com uma plataforma integrada de negócios, trabalhamos para impulsionar o negócio de nossos clientes, por meio de soluções únicas e sustentáveis em embalagens. Atuamos desde a produção e venda de sementes, mudas de pinus e eucaliptos, que geram florestas com a mais alta produtividade por hectare – as florestas WestRock crescem 49% mais rápido do que outras florestas plantadas no Brasil.
Nossas florestas plantadas são fonte de toda a matéria-prima usada em nossos papéis e embalagens de papelão ondulado. Em nossas operações, temos o compromisso de garantir a gestão responsável e a rastreabilidade das matérias-primas de forma transparente, comprovando a sua origem sustentável. E vamos além: temos dupla certificação de nosso manejo florestal pelo PEFC Cerflor e FSC®, além da certificação de nossa Cadeia de Custódia pelo FSC®.
As tecnologias que possuímos hoje, principalmente na fábrica de papel, permitem que nossos times entreguem uma performance em embalagens de papelão ondulado cada vez mais leves, com a resistência física ideal para atender nossos clientes e parceiros. Ao adquirir embalagens produzidas com papel HyPerform®, nossos clientes são beneficiados por embalagens que possuem até 18% menos fibras que as concorrentes, para oferecer, no mínimo, o mesmo desempenho.
Uma embalagem otimizada favorece o transporte e a logística. Aliando baixa gramatura, alta resistência e performance com designs diferenciados, as embalagens com HyPerform® contribuem também na otimização de cargas, reduzindo a quantidade de caminhões necessários para o transporte. Isso significa menos emissão de carbono, um benefício que se estende até a cadeia de nossos clientes.
Apesar de nosso negócio integrado ser sustentável por natureza, ainda assim entendemos que podemos ir além. Nossa proposta de valor em soluções em embalagens é aplicada de forma prática, com o objetivo de melhorar a sustentabilidade de nossos clientes, com o uso dos 5Rs® de Sustentabilidade WestRock – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Regenerar – seja em nossas soluções únicas e sustentáveis em embalagens ou em nossos processos e operações.
Essa é uma busca constante na WestRock: conciliar robustez, praticidade, design e sustentabilidade.
Quais são os próximos investimentos da WestRock e planos para 2022?
Trabalhamos incansavelmente para conseguir transportar de forma singular uma grande quantidade de produtos. Pensando nisso, com todo os atributos do papelão ondulado, buscamos conseguir acompanhar esse crescimento e demanda por embalagens no e-commerce. Não só de fornecimento de embalagens, mas permitir que os produtos dos nossos parceiros e clientes cheguem de forma associada ao consumidor.
Neste momento, temos uma questão de agilidade como um fator preponderante na escolha dos consumidores. Queremos garantir essa eficiência na produção, na logística, na entrega e na experiência do consumidor. Por isso, estamos no mercado oferecendo soluções únicas para ajudar nossos clientes a superar seus desafios nos mais diversos segmentos. Seja para substituição de materiais não renováveis, para diminuir custos, minimizar riscos, vender mais, ou todas essas necessidades juntas.
Também trabalhamos para aumentar a gama de serviços em desenvolver soluções diferenciadas usando tecnologias atribuídas ao papel e às estruturas de embalagem. Estamos investindo em oferecer soluções para substituição de embalagens não renováveis e que otimizem o processo logístico de fornecimento; por exemplo, para atender produtos que, de maneira convencional, ainda não usam papelão como embalagem.
A tecnologia também tem forte influência nas inovações da WestRock. Nossos processos de digitalização e automação possibilitam máquinas e embalagens conectadas, modelos de comunicação efetivos que resultam em transações eletrônicas de pedidos e rastreabilidade de carga, por exemplo.
Um dos desafios do setor são as aplicações ainda resistentes ao uso do papelão ondulado como embalagem. Quando falamos de transporte de líquidos, de grandes cargas, entre outros, existe a preocupação da robustez da embalagem de papelão ondulado para esse transporte. O que podemos afirmar é que existem tecnologias que permitem o uso do papelão ondulado para atender as mais variadas aplicações e condições. Desde o embalamento para grandes cargas, produtos líquidos, peças mais pesadas às mais delicadas.
Outro desafio é desconstruir a informação erroneamente ainda difundida de que a produção de papel provoca desmatamento. Muitas pessoas não sabem que a produção de papel e celulose vem de florestas plantadas de pinus e eucaliptos. Essas florestas, inclusive, ocupam hoje espaços destinados à agricultura.
Não há desmatamento para esse cultivo. Muito pelo contrário, para cada hectare de floresta plantada para fins industriais, a WestRock preserva 0,73 hectare de matas nativas. Temos um grande compromisso com a sustentabilidade e o respeito com os recursos naturais. Entre essas ações, investimos em monitoramentos ambientais que preservam a biodiversidade em nossas áreas. Na ampla base de florestas WestRock, entre áreas de pinus e eucalipto e áreas nativas preservadas, já foram identificadas 594 espécies de fauna e flora.
Na WestRock, nós acreditamos que não há espaço para o crescimento que não seja sustentável. A demanda de nossos clientes e seus consumidores por papéis e embalagens sustentáveis contribui para que essa grande base de florestas plantadas e nativas, que oferece importantes serviços ambientais ao nosso planeta, continue existindo. Quanto mais papel e embalagens de papel e papelão ondulado forem consumidos, mais árvores serão plantadas e assim mais benefícios ao meio ambiente e comunidades surgirão.