Qual a expectativa do mercado de embalagens em papel e papelão ondulado para a retomada da economia?
É positiva. Em meados de junho de 2020 tivemos uma retomada de crescimento e em novembro a expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado teve aumento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2019, com um novo registro de recorde mensal de crescimento.
Hoje, qual cenário para o mercado de embalagens em papel e papelão ondulado no Brasil?
Até o início da pandemia, os primeiros meses do ano bateram recorde de vendas, com ligeira queda em abril, mas retomada em junho. A comercialização de papelão ondulado para embalagem registrou forte crescimento desde julho e ultrapassou limites mensais.
A alta demanda ocorreu por conta da retomada da indústria para atender o maior consumo de bens de primeira necessidade, além do crescimento dos setores de e-commerce e delivery desde o início da pandemia da Covid-19. Eles inflaram o mercado de embalagens em papelão ondulado. No entanto, as perspectivas são de normalização na entrega e continuidade de crescimento.
Algum segmento dentro do mercado de papel e papelão foi aquecido?
Todos os produtos de bens duráveis tiveram crescimento durante a pandemia. O aumento das compras on-line durante este período ampliou o mercado de embalagem em papelão ondulado para alimentos e bebidas por conta da procura por produtos que precisam chegar com proteção e segurança.
Porque a ABPO decidiu mudar de posicionamento e mudar para Empapel?
Com escopo de atuação ampliado, a Empapel, Associação Brasileira de Embalagens em Papel, incorpora a ABPO e surge renovada. A nova entidade tem como missão ser reconhecida como uma associação que transforma o diferencial ambiental das embalagens em papel e quer promover uma ampliação de mercado e oportunidades de negócios para os seus associados, além de alcançar protagonismo em soluções para embalagem.