Empapel News

Home Notícias Empapel Entrevistas Entrevista com João Paulo Ortiz, diretor da Embanor Embalagens

Entrevista com João Paulo Ortiz, diretor da Embanor Embalagens

O entrevistado de agosto da Empapel News é João Paulo Lopes Ortiz, Diretor da Embanor Embalagens, desde 2005. Segunda geração à frente da empresa, fundada pelo seu pai Paulo Roberto Pereira Ortiz, João Paulo é formado em engenheira mecânica, pela Unicamp, com especialização em engenharia da produção, na École Supérieure d’Ingénieurs d’Annecy e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De seu escritório no interior paulista ele nos concedeu a seguinte entrevista:

A Embanor tem uma história desde 1979, quais são planos da empresa para o futuro e quais as expectativas para 2022?

Nossas expectativas para o ano de 2022 são de um segundo semestre forte, ainda mais agora com a confirmação das parcelas mensais do R$ 600,00 do Auxílio Brasil, que devem de alguma forma fazer a economia do país movimentar mais do que era esperado. Estamos vendo diversas revisões (para cima) de crescimento do PIB por grandes instituições financeiras e acreditamos que isso deva continuar até o final do ano. Nosso setor está se fortalecendo cada vez mais e tem muito espaço para crescer em diversas frentes, como no e-commerce e embalagens para exportação.

Temos planos de continuar com investimentos em inovações que possam melhorar de alguma forma a produtividade da Embanor e a competitividade de nossas embalagens no mercado. Acreditamos muito que o nosso setor deve ter um crescimento superior à média nacional, com a substituição de embalagens de fonte não renovável por papelão ondulado.

A indústria nunca pode parar de investir, para se manter competitiva. Aprendemos essa lição muito tempo atrás. O primeiro grande investimento da Embanor nesses mais de 40 anos de mercado foi a mudança da Grande São Paulo para o interior, em 1997, saindo do aluguel para prédio próprio. Na época, a visão era de que muitos clientes fariam essa mesma migração e estar mais próximos a eles seria importante. Desde essa época verificamos que foi uma decisão muito boa tomada e a região escolhida (entre Sorocaba e Campinas), servida por algumas das melhores rodovias do estado de SP e do Brasil, não poderia ter sido mais acertada. Com área livre para crescimento da estrutura física, passamos assim a investir em novos equipamentos para ampliar cada vez mais a capacidade produtiva e a qualidade de nossos produtos. Esse ciclo na nossa visão é eterno dentro da indústria. Quem deixa de investir em inovação e novas tecnologias acaba perdendo espaço no mercado.

Qual a importância da tecnologia e inovação para Embanor e conte um pouco sobre investimentos (maquinários, treinamentos, etc) recentes ou futuros, nesse sentido?

Para nos mantermos competitivos é uma obrigação a procura constante por novas soluções que possam trazer maior eficiência ao nosso negócio. Temos constantemente atualizado nosso parque industrial e não será diferente nos próximos anos. Nossos planos são para no curto prazo investir em maquinário de acabamento para caixas de papelão de grandes dimensões, aumentando assim nossa atual capacidade de conversão de caixas de grande porte (que sempre foi uma especialidade da Embanor). No médio prazo planejamos o investimento em maquinário de impressão mais eficiente e de melhor qualidade.

Temos investido também em treinamentos internos aos nossos colaboradores. Um dos pontos preocupantes para o futuro do crescimento do Brasil de uma forma geral é a formação dos profissionais. A falta de mão de obra capacitada pode dificultar um maior crescimento do país. As empresas com que temos contato em diversas áreas compartilham da mesma preocupação e, da mesma forma que nós da Embanor, têm tentado amenizar esse problema com soluções de treinamentos e cursos internos.

A preocupação do setor de embalagens de papel e papelão ondulado com meio ambiente é um dos diferenciais desse mercado. Como a Embanor vê a questão da sustentabilidade em sua empresa?

O papelão ondulado e toda a cadeia de embalagens de papel tem muito a contribuir com a questão do meio ambiente. Sendo produtos de alta aceitação no mundo todo, rápida produção e totalmente recicláveis, podem tranquilamente substituir concorrentes que em uma primeira análise parecem mais “baratos”, mas acabam se tornando grades vilões do meio ambiente e da própria imagem das empresas que os consomem.

Sempre deixamos claro aos nossos parceiros que eles estão não apenas comprando uma embalagem, mas sim um produto que pode ser 100% reciclado após o uso, o que é um valor. Hoje é um grande diferencial uma empresa enviar um produto ao seu cliente, sabendo que ele não precisa se preocupar com o descarte da embalagem, pois ela vai retornar para a cadeia produtiva em forma de papel reciclado. Fica fácil de assimilar tudo isso observando no resto do mundo desenvolvido como o consumo per capita de papelão é mais alto do que no Brasil.

Confiamos muito que em pouco tempo as embalagens de papelão ondulado vão estar cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro em áreas, antes dominadas por outros materiais.

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo