Empapel News

Home Notícias Empapel Entrevistas Entrevista com Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil

Entrevista com Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil

A Empapel News entrevistou Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil. Engenheiro Civil, formado pela Universidade Católica Andrés Bello e MBA em Administração de Empresas, Marketing, Finanças, Estratégia e Gestão, pela Purdue University – Krannert School of Management (EUA), o profissional tem expertise em Marketing B2B, Value Selling, Insights, Design Thinking, Inovação e Operações, e um histórico de mais de 30 anos de trabalho na indústria de embalagens.

manuel-alcala- Quais são as expectativas da Smurfit Kappa para o ano de 2022 e como vê o mercado em que atua hoje?

A Smurfit Kappa acompanha continuamente os movimentos do mercado em que atua e, dado o momento atual do mundo, ainda não é possível prever os impactos no setor em 2022. O que podemos dizer é que a companhia vai lidar com as questões localmente, de acordo com as particularidades de cada operação e de cada país, além de manter o foco em gerar valor para os clientes.

Entretanto, a partir de análises anteriores, a expectativa para o ano de 2022 é otimista. Um bom motivo para isso é o fato de que as embalagens estão deixando de ser vistas apenas como commodities ou meios de transporte para mercadorias. Esses elementos têm conquistado um papel mais ativo na experiência do consumidor, oferecendo jornadas de qualidade desde o processo logístico até o unboxing, quando o produto é recebido e retirado da embalagem.

Outra tendência que pudemos observar desde a nossa chegada ao Brasil é que o aumento da demanda por embalagens de papelão anda lado a lado com o crescimento do e-commerce, especialmente neste período de pandemia. Diante disso, ficou claro que o mercado precisa de opções digitais de compra para essas soluções, e foi nosso guia para o lançamento do eShop, loja online da Smurfit Kappa exclusiva para o Brasil, na qual os clientes encontram diversas opções de embalagens personalizadas ou pré-estabelecidas, dependendo do segmento do empreendimento, com estruturas que garantem a segurança dos produtos durante toda a cadeia logística.

Há quanto tempo a Smurfit Kappa atua no mercado no Brasil e no mundo e qual a missão da empresa?

A Smurfit Kappa é um dos principais fornecedores de soluções de embalagens em papel do mundo, com aproximadamente 48 mil funcionários presentes em mais de 350 locais de produção em 36 países e com receita de 10 milhões de euros em 2021. Estamos presentes no Brasil desde 2015 e contamos com sedes em 23 países da Europa e em 13 nas Américas.

Além disso, a companhia é a única produtora pan-regional de larga escala nas Américas. No Brasil, contamos com um quadro colaborativo composto por mais de 2 mil funcionários e quatro fábricas: em Pirapetinga e Uberaba (MG), Bento Gonçalves (RS) e Maranguape (CE) – além de unidades administrativas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

As fábricas de embalagens da Smurfit Kappa adquirem a maior parte de suas matérias-primas em fábricas de papel próprias e estão aptas para fabricar um portfólio incomparável de soluções para embalagens de papel inovadoras, 100% renováveis e produzidos de forma sustentável, que melhoram a pegada ambiental da companhia e de seus clientes.

Nosso objetivo principal é gerar valor para os produtos dos nossos clientes por meio de embalagens recicladas, recicláveis e reutilizáveis, produzidas a partir de ferramentas inovadoras e sustentáveis. Também nos orgulhamos de apoiar iniciativas sociais, ambientais e comunitárias nos países em que operamos, projetos que nos possibilitam apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, focando nas áreas nas quais acreditamos ser possível causar maior impacto.

Quais são os próximos investimentos da Smurfit Kappa em 2022?

2022 será um ano muito importante para a Smurfit Kappa, pois faremos uma série de investimentos nas plantas regionais da companhia.

Vamos expandir a capacidade da planta de Maranguape, em Fortaleza, no Ceará. Com um investimento de mais de US$ 33 milhões, o foco é atender à crescente demanda por embalagens inovadoras e responsáveis ambientalmente. A planta vai contar com a instalação de uma nova onduladeira, que ampliará significativamente a capacidade de produção da fábrica.

Além disso, várias impressoras de ponta serão instaladas para fornecer um alto nível de precisão e qualidade exigido por embalagens de e-commerce e varejo e lançaremos um novo centro de inovação que vai promover ainda mais a colaboração com o cliente e aprimorar o desenvolvimento de soluções de embalagens inovadoras, sustentáveis e líderes de mercado.

Na fábrica de Uberaba, em Minas Gerais, faremos um investimento de mais de US$ 4 milhões para a instalação de uma estação de tratamento de água. Esse aporte vem para fortalecer ainda mais a importância das ações de ESG como direcional da empresa e o compromisso da Smurfit Kappa Brasil em relação aos objetivos globais do grupo.

Já a fábrica de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, terá dois grandes investimentos: o de US$ 1,8 milhão no Dry-end da onduladeira e outro de mais de US$ 7,1 milhões em uma nova impressora FFG.

Por fim, a Smurfit Kappa fará um investimento de US$ 10,2 milhões em outros projetos destinados à tecnologia, inovação, infraestrutura e segurança no Brasil. Dessa forma, a companhia poderá reforçar a estratégia de crescimento sustentável da companhia no mercado nacional, alinhadas às diretrizes globais de expansão baseadas em segurança, inovação e sustentabilidade.

voltar

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo