Profissional com especialização em eventos, Elen Nunes, Fundadora e Head de Conteúdo e Relacionamento do Portal Conecta Verde, trabalha com comunicação desde 2002. Em 2021, idealizou o Portal Conecta Verde, dedicado a difundir as iniciativas e ações de toda a cadeia produtiva e usuária de embalagens, visando um desenvolvimento mais sustentável e com menor impacto ambiental. Ela criou uma Masterclass focada em embalagens de papel e papelão ondulado – apoiada pela Empapel – e é a entrevistada da Empapel News de fevereiro.
Com que objetivo decidiu criar a Masterclass?
A criação da série de eventos Masterclass tem como objetivo qualificar e informar os profissionais do setor sobre a transformação da economia de linear para circular. Esta série de eventos surgiu a partir de um evento online que realizamos para celebrar o primeiro ano do Conecta Verde. Foi um bate-papo sobre Economia Circular de Embalagens, com convidados super especiais. Por conta dos inúmeros feedbacks positivos que recebemos sobre esta primeira interação, percebemos uma demanda do mercado, carente de informação aprofundada sobre circularidade. Naquele mesmo ano, em 2022, lançamos a primeira Masterclass presencial, numa parceria com o Espaço Panela House da Nestlé, e foi um sucesso. Em 2023, realizamos uma Pocket Class sobre bioembalagens. Ou seja, surgiram vários eventos dessa ideia inicial. E agora estamos iniciando 2024 com a Masterclass super especial para o mercado de papel, que atende uma fatia significativa das embalagens brasileiras.
Qual foi o critério para curadoria dos especialistas que estarão presentes no evento?
Sem dúvida, o grande diferencial desse evento é a curadoria. Eu estou diariamente conectada com essa pauta, em todas as minhas atribuições, assim como nos conteúdos e releases que recebemos na redação para publicação no Conecta Verde. Quando penso nos palestrantes, considero que os temas devem enriquecer o conteúdo, a fim de fomentar conhecimento que acelere essa transição de economia linear para circular. É sempre uma honra contar com profissionais tão renomados que, assim como nós, possuem o desejo de disseminar conhecimento e incentivar a agenda de economia circular.
Hoje em dia, o próprio consumidor está exigindo da indústria opções mais sustentáveis. Como enxerga a opção das embalagens de papel e papelão ondulado dentro do registro da economia circular?
É muito positivo, pois o papel, o papel cartão e o papelão ondulado correspondem a uma fatia enorme do mercado de embalagens. Porém, a exemplo de todos os materiais, há aspectos positivos e outros a serem melhorados. E isso só é possível através de conhecimento e de investimento em capacitação dos profissionais que criam embalagens. Essas questões são recentes para todos nós, mas também são emergenciais. O mercado está em evolução na pauta circularidade, em evitar ou diminuir a geração de resíduos desde o início da cadeia. Nós acreditamos que isso só é possível através de conhecimento, educação, de especialização dos profissionais envolvidos.
O que entende como as últimas tendências em inovação e tecnologia dentro do universo das embalagens?
Entendo que todo o movimento que contempla a diminuição ou a não geração de resíduos é inovador. Há embalagens de outros materiais migrando para o papel, por exemplo, e isso demanda muito de inovação para essas empresas. É oportunidade de explorar e atender novos mercados, mas para isso serão necessários investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e em profissionalização.
Quais os principais desafios do setor na sua opinião?
São inúmeros os desafios para a indústria, quando se pensa em legislação, redefinição de processos, ideal versus possível, redução, substituição etc. Mas considero que os aspectos ambientais, sociais e de governança precisam estar no foco das marcas que desejam se manter sólidas, competitivas ou em ascensão. Isso no Brasil e no mundo. Por si só, esse já é um grande desafio. Vão se destacar as marcas que estiverem comprometidas com esses pilares e traçarem planos estratégicos e verdadeiramente efetivos para atender esses objetivos, aquelas que tiverem como proposta ir além e se comprometerem genuinamente com as pautas. Essas serão diferenciadas e o cliente (ou consumidor) vai perceber, com certeza.