Artigos Empapel

Home Notícias Empapel Sustentabilidade EUDR e o segmento de embalagens de papel

EUDR e o segmento de embalagens de papel

Conhecida como lei antidesmatamento, a EUDR (European Union Deforestation Regulation) é uma das mais de 50 regras que fazem parte do Green Deal europeu. O objetivo da EUDR é impedir a entrada de commodities na Europa, que sejam oriundas de áreas desmatadas a partir de dezembro de 2020.

Neste primeiro momento, os setores que terão que se adequar às exigências da EUDR são: produtos com base em madeira, carne bovina, café, cacau, borracha, palmeira-de-dendé, soja e couro. O EUDR vai valer a partir de 31 de dezembro de 2024.

Possíveis impactos para o segmento:
– Demandar maior investimento em rastreabilidade;
– Conceitos de desmatamento não estão adequados a nosso modelo de produção, o que demandará das empresas maior volume de análise para documentações de conformidade;
– Dificuldades tecnológicas de lidar com gigantescos volumes de dados, sem comprometer a segurança de informações concorrencialmente sensíveis.

Atuação Empapel:
Em conjunto com a Ibá, a Empapel tem atuado em diversas frentes para evitar que os produtos de toda cadeia florestal sejam prejudicados, ainda que seja muito claro que até por força das certificações e por obedecê-las voluntariamente, em nossa cadeia não há desmatamento posterior a 2020:
– Missão a Bruxelas para reuniões com Comissões e Parlamento;
– Reuniões no Itamaraty e em outros Ministérios;
– Carta a DG ENVI e JRC (Comissão Europeia) para alinhar conceito de desmatamento ao modelo de produção do setor;
– Articulações com FSC e PEFC ;
– Carta assinada com 22 associações florestais de todo o mundo solicitando prorrogação de prazo para plena implementação.

O Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., presidente da Empapel, falou ao jornal Valor Econômico/Globo Rural sobre o assunto. Reportagem: https://globorural.globo.com/especiais/fazenda-sustentavel/noticia/2024/07/exportador-pressiona-para-que-uniao-europeia-adie-lei-antidesmate.ghtml

  • ATUALIZAÇÃO

No dia 2 de outubro, a Comissão Europeia oficializou sua intenção de prorrogar a aplicação da EUDR por 12 meses. Cabe agora ao Parlamento e ao Conselho a decisão final.

Segundo a Comissão, todas as ferramentas de implementação já estão tecnicamente prontas, e esse ano extra seria para garantir uma aplicação mais efetiva, apropriada e harmoniosa pelas indústrias desde o início.

Foi também anunciada a publicação do Guia de Implementação e a metodologia para a classificação de risco dos países, com definições há muito esperadas.

Novidades serão postadas aqui.

Notícias relacionadas

Empapel

Empapel Summit 2025

Na manhã do dia 10 de março, cerca de 60 representantes do setor de embalagens de papel estiveram presencialmente reunidos no Cubo Itaú, em
Empapel

Empapel apoia Workshop de Celulose e Papel de Santa Catarina

No próximo dia 13 de novembro a Associação Brasileira Técnica e Celulose e Papel (ABTCP) realizará o Workshop de Celulose e Papel de Santa