Empapel News

Home Notícias Empapel Inovação Evento INOVA Klabin permite compartilhar experiências e inovação
Bel Coelho (direita) em ação no INOVA Klabin

Evento INOVA Klabin permite compartilhar experiências e inovação

No dia 21 de setembro de 2022, a Klabin promoveu o INOVA Klabin, evento no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, que contou com nove horas de atividades exclusivas e imersivas para conectar o visitante com a inovação e com a busca por soluções para questões relacionadas ao futuro do planeta.

“A Klabin é uma empresa que tem a inovação em sua estratégia, tendo colaborado, ao longo da sua trajetória centenária, para avanços importantes em frentes como a da sustentabilidade”, afirmou Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin. “O INOVA Klabin é um evento que nos permite compartilhar experiências com os diferentes públicos com os quais nos relacionamos, estimulando discussões e um olhar integrado e cada vez mais atento a esses temas extremamente relevantes”.

Essas experiências foram além do universo da indústria e incluíram um cardápio exclusivo criado pela chef renomada Bel Coelho, que foi ao Paraná para conhecer as matas nativas conservadas pela Klabin e todo o trabalho de manutenção da biodiversidade realizado no local. Foi dali que ela tirou ingredientes selecionados, como a serralha comestível, o mel de Jataí, o jaracatiá (mamoeiro da Mata Atlântica), a uvarana (espécie comestível que remete à textura do palmito) e o cravo brasileiro.

A ideia era mostrar como a preservação realizada pela Klabin potencializa a riqueza da biodiversidade. “Usar a gastronomia como ferramenta de contribuição da conservação da biodiversidade do Brasil pode ser muito poderoso”, comentou Bel Coelho.

O Pavilhão da Bienal foi dividido em cinco ambientes: Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Circularidade, Iniciativas Klabin e Novos Negócios.

Nessa divisão, além da chef Bel Coelho, outras ações apresentadas foram o “Museu das Árvores”, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica; a intervenção artística “Timidez das Copas”, conduzida pelo artista e tecnologista Edson Pavoni, uma obra de arte produzida a várias mãos, com participação do público presente, com o Eukaliner, kraftliner desenvolvido e patenteado pela Klabin feito exclusivamente com fibra de eucalipto; apresentação de casos práticos, onde o público pôde conhecer e experimentar alguns desenvolvimentos voltados, por exemplo, ao segmento de cosméticos; e uma área de cocriação com a Klabin.

Houve também o reconhecimento de fornecedores da Klabin que se destacaram em 2021; e uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis no encerramento.

Vale destacar que o INOVA Klabin foi organizado a partir das melhores práticas, de modo a gerar o menor impacto possível ao meio ambiente. As emissões realizadas em decorrência do evento serão compensadas, seguindo a lógica de seis árvores plantadas para cada tonelada de CO2eq., em área onde a empresa está presente e definida em conjunto com a SOS Mata Atlântica. Assim, a Klabin fala de inovação de um jeito lúdico e assertivo.

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo