Empapel News

Home Empapel News Eventos Fórum ABRE de sustentabilidade 2024 apresenta soluções para um futuro melhor

Fórum ABRE de sustentabilidade 2024 apresenta soluções para um futuro melhor

Nos dias 24 e 25 de abril, aconteceu na Vila dos Ipês, em São Paulo, o Fórum ABRE de Sustentabilidade 2024, com cases bem-sucedidos, que apresentaram soluções e ideias para inspirar marcas do setor. A Empapel News esteve por lá e conferiu tudo.

A quarta edição do evento reuniu 40 palestrantes para discutir os caminhos que estão sendo construídos pelas marcas, legislações e regulações, como vem se transformando o design para a circularidade em produtos e embalagens em novas abordagens colaborativas, a visão das cooperativas de catadores, como se comportam os consumidores, novas tecnologias e ferramentas de apoio à indústria na tomada de decisão, e Programas Público-Privados escalando a coleta seletiva e a reciclagem no Brasil. Na abertura do evento, Luciana Pellegrino (foto) e Marcos Barros, líderes da ABRE, falaram sobre a importância da agenda integrada entre todos os interlocutores.

Entre os destaques que envolvem direta ou indiretamente as embalagens em papel ou papelão ondulado, Camila Borges, Coordenadora de Sustentabilidade do iFood, falou sobre ESG, economia circular e equidade. Um dos objetivos da empresa é a inovação – matriz, aliás, que está no seu core. “Repensar e investir em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e soluções para embalagens sustentáveis” é uma dessas buscas da empresa, segundo ela.

Outras frentes importantes de atuação na cadeia de consumo: educação ambiental dos clientes para a correta destinação dos resíduos; aumentar a capilaridade de pontos de descarte; melhorar a qualidade dos resíduos que chegam às cooperativas; e apoiar e investir em cooperativas para aumentar a produtividade.

Segundo ela, mais de 1,4 milhão de embalagens sustentáveis circulam no mercado, impulsionadas ou subsidiadas pelo iFood. O “sonho grande” da empresa é “tornar os preços das embalagens sustentáveis no Brasil mais competitivo do que as embalagens tradicionais”, com material 100% reciclável, compostável, biodegradável, retornável e reutilizável.

Christian Alonso Króes, Gerente de Produto e Assistência Técnica, da Papirus, apresentou uma solução para o Grupo RD Saúde (da RaiaDrogasil), em papel cartão 100% reciclado e certificado a partir de caixas de medicamentos, o “vitacarta”. A solução é destinada a “diversos segmentos, como cosméticos, farmacêuticos, brinquedos e jogos, promocional e embalagens secundárias de alimentos” e voltado à circularidade.

Outra solução apresentada foi o “vitacycle”, “um papel cartão engajado na economia circular com qualidade visual e 40% de fibras de papel reciclado, sendo 40% pós-consumo”.

Já Sergio Talocchi, Gerente de Cadeias Sustentáveis da Natura, destacou o Programa Elos da empresa, voltado para economia circular em embalagens, buscando a “circularidade total das embalagens”, com mais de 95% de ingredientes renováveis ou naturais e mais de 95% de fórmulas biodegradáveis. A Natura investe e promove ações colaborativas em soluções regenerativas.

A estratégia do programa inclui a “estruturação das cadeias sustentáveis de abastecimento de material reciclado pós-consumo em embalagens e materiais de apoio, com rastreabilidade e homologação de todos os elos, produtividade e renda digna aos envolvidos na cadeia e trabalho com dignidade e respeito aos direitos humanos”.

Entre tantos outros bons exemplos apresentados pelo Fórum, está “A jornada rumo a Embalagem Sustentável”, tema da especialista Nikola Juhasz, da Sun Chemical. Ela afirma que nenhuma empresa consegue ser sustentável sozinha e defendeu a análise do ciclo de vida como ferramenta para transitar de um cenário linear para um cenário circular.

O Fórum ABRE de Sustentabilidade 2024 apresentou inúmeras ferramentas, soluções e casos de sucesso para sublinhar que os investimentos estão sendo feitos para diminuir os impactos no planeta. Há muitos desafios e obstáculos, mas as empresas estão trilhando uma jornada em busca de amenizar os desafios climáticos.

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo