Artigos Empapel

Home Notícias Empapel Eventos O novo varejo: insights da ABRE na NRF 2023 – Retail’s Big Show

O novo varejo: insights da ABRE na NRF 2023 – Retail’s Big Show

Em um encontro especial dos Comitês de Trabalho da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), em fevereiro de 2023, foram apresentadas as principais tendências e insights da NRF 2023 – Retail’s Big Show, o evento mais importante do varejo mundial, que aconteceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A NRF (National Retail Federation ou Federação Nacional do Varejo) é uma entidade norte-americana que reúne mais de 4 milhões de participantes, que vão de cadeias de lojas a e-commerce, passando por bares, restaurantes, marketing etc.

A Empapel acompanhou o encontro, no formato online, que contou com palestrantes como Fabiana Wu, gerente RFID Latam Avery Dennison, falando sobre oportunidades de transformação no varejo; Ricardo Pastore, professor e coordenador do Retail Lab, da ESPM, falando de experiências de compras; Augusto Pereira, diretor comercial Latam – Beontag; Jacques Meir, CKO do Grupo Padrão; Alessandra Andrade, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, tratando sobre startups; e Edmour Saiani, sócio-fundador da Ponto de Referência.

Saiani falou sobre “como conectar as pessoas, a tecnologia e o varejo”, onde sentencia que “todo mundo vai comprar e investir menos e melhor”, ressaltando a volta da loja física, com um 5M: Menos, Menor, Melhor, Mais perto, Mutante.

O palestrante lançou uma importante provocação dizendo que a grande transformação da pandemia, dentro do varejo, não foi a digital, mas a humana. O varejo é físico, humano e digital, com o ser humano “muito mais poderoso”.

Esse novo consumidor tem o que chama de “eco vergonha”, consumindo “menos e melhor”, em prol dele próprio e do planeta, e muito mais exigente no atendimento e no pós-venda. “Me mostre os seus valores e vou comparar com os meus”, diz.

Mas também adentra nas novidades sobre equipe de funcionários, a comunidade de entorno, os futuros das lojas físicas, experiências, incluindo jornada do consumidor, plataformas de compras “mais emocionantes e imersivas”, e muito mais. Saiani destaca que 62% das pessoas pagarão mais por um bom atendimento ao cliente.

Essa agilidade de mudança pelo qual o mundo passa é um dos pontos que precisam ser acompanhados. Um varejo mais moderno impacta em necessidades de embalagens mais humanas e de impactos positivos. Para onde vai o consumidor, vai toda a cadeia.

Notícias relacionadas

Associados

7º Workshop de Embalagens de Papel

Dia 15/05 Horário: 8h30 | 17h Local: Novotel BH Savassi Av. do Contorno, 6583 – Belo Horizonte, MG Contato: bruna@abtcp.org.br | 11 98930-4958 Faça
Empapel

Empapel Summit 2025

Na manhã do dia 10 de março, cerca de 60 representantes do setor de embalagens de papel estiveram presencialmente reunidos no Cubo Itaú, em
Eventos

Associados têm desconto na Masterclass Economia Circular de Embalagens de Papel II

No próximo dia 27 de março, das 9h às 17h, na Escola Senai Theobaldo De Nigris, em São Paulo (SP), o portal Conecta Verde