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O novo varejo: insights da ABRE na NRF 2023 – Retail’s Big Show

Em um encontro especial dos Comitês de Trabalho da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), em fevereiro de 2023, foram apresentadas as principais tendências e insights da NRF 2023 – Retail’s Big Show, o evento mais importante do varejo mundial, que aconteceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A NRF (National Retail Federation ou Federação Nacional do Varejo) é uma entidade norte-americana que reúne mais de 4 milhões de participantes, que vão de cadeias de lojas a e-commerce, passando por bares, restaurantes, marketing etc.

A Empapel acompanhou o encontro, no formato online, que contou com palestrantes como Fabiana Wu, gerente RFID Latam Avery Dennison, falando sobre oportunidades de transformação no varejo; Ricardo Pastore, professor e coordenador do Retail Lab, da ESPM, falando de experiências de compras; Augusto Pereira, diretor comercial Latam – Beontag; Jacques Meir, CKO do Grupo Padrão; Alessandra Andrade, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, tratando sobre startups; e Edmour Saiani, sócio-fundador da Ponto de Referência.

Saiani falou sobre “como conectar as pessoas, a tecnologia e o varejo”, onde sentencia que “todo mundo vai comprar e investir menos e melhor”, ressaltando a volta da loja física, com um 5M: Menos, Menor, Melhor, Mais perto, Mutante.

O palestrante lançou uma importante provocação dizendo que a grande transformação da pandemia, dentro do varejo, não foi a digital, mas a humana. O varejo é físico, humano e digital, com o ser humano “muito mais poderoso”.

Esse novo consumidor tem o que chama de “eco vergonha”, consumindo “menos e melhor”, em prol dele próprio e do planeta, e muito mais exigente no atendimento e no pós-venda. “Me mostre os seus valores e vou comparar com os meus”, diz.

Mas também adentra nas novidades sobre equipe de funcionários, a comunidade de entorno, os futuros das lojas físicas, experiências, incluindo jornada do consumidor, plataformas de compras “mais emocionantes e imersivas”, e muito mais. Saiani destaca que 62% das pessoas pagarão mais por um bom atendimento ao cliente.

Essa agilidade de mudança pelo qual o mundo passa é um dos pontos que precisam ser acompanhados. Um varejo mais moderno impacta em necessidades de embalagens mais humanas e de impactos positivos. Para onde vai o consumidor, vai toda a cadeia.

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