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Pesquisa Smurfit Kappa: embalagens sustentáveis e o impacto no mercado de moda

Recente pesquisa inédita da Smurfit Kappa mostrou que os consumidores brasileiros de produtos de moda são exigentes sobre o uso de materiais sustentáveis nas embalagens de suas compras. Dos mais de mil entrevistados em todo o Brasil, 65% afirmaram que o uso de materiais sustentáveis nas embalagens é um fator decisivo para as compras de produtos de moda.

Outro dado importante é que 38% dos entrevistados pretendem comprar de empresas que utilizam embalagens sustentáveis. Dos três fatores que mais impactam na decisão de compra entre os entrevistados estão a questão da embalagem ser biodegradável (58%), se ela pode ser reciclada (53%) e se a embalagem é feita a partir de materiais reciclados (50%).

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Pesquisa Smurfit Kappa mostra novo perfil do consumidor

Tais números mostram um importante novo perfil do consumidor, que está atento às questões ambientais e que tais preocupações guiam suas escolhas de consumo. Segundo a empresa, “essa é uma discussão extremamente necessária e estratégica para a Smurfit Kappa, pois a sustentabilidade é o core do negócio da empresa, e é um tema que vem ganhando popularidade no segmento de embalagens”.

“A temática da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço no setor da moda nos últimos tempos, e um fator muito importante para amenizar o impacto ambiental desse mercado são as embalagens recicláveis”, reforça o CEO da Smurfit Kappa no Brasil, Manuel Alcalá.

Aparência das embalagens

A pesquisa deixou claro que ser reciclável ou feita a partir de materiais reciclados, não é suficiente para os entrevistados. Para eles, a aparência das embalagens também é um fator de decisão: 70% dos entrevistados afirmaram que o design é o primeiro aspecto que influencia na compra. Além disso, as práticas sustentáveis e ética das empresas influenciaram a compra para 67% dos entrevistados.

Em outras palavras, o produto precisa ser muito bom, mas a empresa que os vende também está sendo avaliada pelo consumidor – como ela se comporta perante a sociedade, especialmente na questão ambiental, o que inclusive impacta na forma como ela embala seus produtos.

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“Conduzimos essa pesquisa com os consumidores para entender a percepção do público final sobre esse movimento no mercado de moda e o grau de maturidade das pessoas sobre a necessidade das embalagens sustentáveis”, disse Alcalá, que completa: “é gratificante saber que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre como a sustentabilidade é essencial no mercado de moda, principalmente quando se trata de embalagens”.

Essa consciência vai além do próprio setor de moda. A pesquisa também acabou mostrando que 48% dos entrevistados tomaram a decisão de serem mais sustentáveis de modo geral, o que mostra que a visão equilibrada sobre o meio ambiente e a sociedade de consumo tem respaldo nas próprias pessoas. Ou seja, os esforços em pesquisa, inovação e investimentos em embalagens e produtos sustentáveis serão, invariavelmente, recompensados.

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