Na tarde de 12 de março de 2024, o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., Presidente-Executivo de Empapel, juntamente com Paulo Hartung, Presidente-Executivo da Ibá, visitaram a associada Adami, em Caçador, Santa Catarina, para conhecer as operações do grupo. José Adami, presidente da empresa, recebeu os visitantes, ao lado de seus companheiros de liderança na empresa.
A companhia, que nasceu em 1942, conta com ampla linha de produtos que inclui embalagens de papel, papel ondulado, madeira serrada e energia.
Todo o processo produtivo leva como base conceitos de sustentabilidade, reciclagem e circularidade. Adami comentou que prepara novo ciclo de investimentos com diversas melhorias, como a modernização de caldeira à base de biomassa, ampliação da desagregação das aparas, elevando, assim, o potencial de reciclagem da unidade, entre outros.
Durante a visita, na Unidade de Papel, foi ressaltado o pleno reaproveitando do resíduo de madeira das outras unidades da empresa.
A Unidade Embalagem é uma das mais produtivas da América Latina. Todo o refugo é prensado e 100% reaproveitando.
Com a produção de energia a partir de biomassa de eucalipto, a empresa comercializa para o sistema nacional.
Um dos destaques foi o investimento em ciência e inovação. Na área florestal, a Adami atua com o desenvolvimento de mudas, incluindo o programa de melhoramento de água, solo e sementes em parceria com a Universidade de Santa Maria. A Adami tem capacidade para produção de 1,3 milhão de mudas.
Um dos processos finais é a Madeireira, que recebe as toras de pinus. De toda a madeira serrada produzida pela empresa, cerca de 80% são destinados à exportação.
Durante a semana, Fonseca e Hartung visitaram também a Irani (leia mais), a Trombini (leia aqui) e a Gurarapes, todas na região oeste de Santa Catarina.