No último dia de viagem a Santa Catarina, em 14 de março de 2024, o Embaixador José Carlos Fonseca, Presidente Executivo da Empapel, e Paulo Hartung, Presidente Executivo Ibá, visitaram uma das sete unidades industriais da Trombini Embalagens S.A., em Fraiburgo, onde foram recebidos por Ítalo Trombini Filho e Ricardo Trombini, membros do Conselho da empresa; Daniel Nunes Volkart, gerente de produção da planta de papelão ondulado; Luiz Migliavacca, coordenador de produção; e Angélica Tormen, coordenadora administrativa.
A liderança da Trombini explicou como o uso do papelão ondulado para embalagem tem sido impulsionado nos últimos anos pelo crescimento do e-commerce e também pela demanda por produtos sustentáveis, como é o caso do material que produzem, 100% reciclável.
A nova e moderna planta de papelão ondulado visitada em Fraiburgo, em operação desde maio de 2022, tem capacidade para produzir 130 mil toneladas/ano e apresenta elevado índice de automação. A unidade de Fraiburgo produz celulose, papel, e papelão ondulado, utilizando matéria-prima para a produção proveniente 40% de florestas próprias e 60% de fomentados.
Atualmente com mais de 2.600 funcionários em todo o grupo, a Trombini é a maior produtora de embalagens de papelão ondulado do Sul do Brasil e posiciona-se entre as cinco primeiras do país.
Dentro de seu perfil de produção, a Trombini destaca-se também como uma das maiores recicladoras do mercado nacional. As unidades de papel utilizam mensalmente, para consumo produtivo, cerca de 27 mil toneladas de aparas de papel e papelão ondulado, obtidas por meio da coleta seletiva.