Em seguimento à agenda de visitas às empresas associados da Empapel, o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., Presidente-Executivo da Empapel, juntamente com o Presidente-Executivo da Ibá, Paulo Hartung, esteve na fábrica da Irani em Vargem Bonita — uma das cinco unidades da empresa.
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil e, inclusive, é a única empresa exclusivamente de embalagem no Novo Mercado da B3. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC).
Os visitantes foram recebidos por Péricles Pereira Druck, presidente do Conselho de Administração; por Sérgio Ribas, diretor-presidente; por Henrique Zugman, diretor dos negócios papel e florestal; Fabiano Oliveiro, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão; Robert Friesen gerente de Linha de Fibras; Odivan Cargnin, diretor de Administração, Finanças e Relações com Investidores; e Lindomar Lima, diretor do Negócio Embalagem.
A unidade de Vargem Bonita conta com quatro máquinas para a produção de papel e papelão ondulado. A máquina V é uma das mais produtivas do Brasil. Em 2023, a Irani produziu um total de 120.191 toneladas de papeis para embalagens sustentáveis e 164.989 toneladas de embalagens sustentáveis de papelão ondulado.
No mesmo dia da visita ocorreu a inauguração do novo escritório, em Joaçaba, espaço para reunir todos os colaboradores corporativos em sistema de home office que estejam na região.