Transformar subprodutos do processo fabril em novos produtos, promovendo a economia circular e evitando que eles sejam destinados para aterros. Este é o resultado de mais um projeto sustentável desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e líder na produção de embalagens de papel. O processo, que está sendo desenvolvido em algumas cidades da região dos Campos Gerais no Paraná, e em Pernambuco, onde a empresa tem fábricas, consiste na produção de tijolos de cerâmica a partir do uso de subprodutos de atividades industriais.
A iniciativa desenvolvida em parceria com o NTC (Núcleo de Tecnologia Cerâmica) – consultoria especializada no desenvolvimento das indústrias de cerâmica vermelha – já contribuiu para substituir 10 mil toneladas por ano de argila na produção de tijolos.
Para a elaboração do produto foram realizados diversos testes laboratoriais, como a verificação da porcentagem máxima de subprodutos possível de ser incorporada aos tijolos, além da adequação às normas regulatórias. Após avaliação, os tijolos foram considerados adequados pela NBR 15.270/2015, que especifica os requisitos dimensionais, propriedades físicas e mecânicas de blocos e tijolos cerâmicos a serem utilizados em obras de alvenaria com ou sem função estrutural.