A inovação como agente de transformação. Assim define a Smurfit Kappa, associada da Empapel, ao desenvolver soluções de embalagens sustentáveis. Segundo Luciana Souto, Diretora de Marketing, Comunicação, Inovação e Experiência do Cliente da Smurfit Kappa no Brasil, a empresa investiu fortemente em projetos de sustentabilidade, inovação e segurança, além de expansão das unidades fabris. “A inovação, somada à sustentabilidade, fortalece as operações da Smurfit Kappa no Brasil e no mundo”, resume.
Neste novo capítulo da nossa série sobre inovação, vamos nos debruçar sobre os esforços que esta importante associada da Empapel construiu para projetar um planeta melhor, com ganhos para a empresa e para toda a sociedade.
Luciana conta que a empresa prioriza o uso de InnoTools, ferramentas proprietárias que combinam ciência, experiência, big data e criatividade. “Com mais de mil designers especialistas em embalagens globalmente e uma rede de laboratórios composta por mais de 25 Centros de Experiência espalhados pelo mundo – um deles no Brasil –, fomentamos ainda mais a colaboração com o cliente e aprimoramos o desenvolvimento de soluções personalizadas, tecnológicas e ambientalmente responsáveis”, explica.
Tudo com o objetivo de conectar ideias e criar uma rede de inovação para potencializar o aprendizado no ecossistema colaborativo da companhia pelo mundo. O Centro de Análises e Estudos de Papel e Embalagens de Papelão Ondulado de Alta Performance, o Laboratório Central da empresa, que fica na unidade de Pirapetinga, em Minas Gerais, integra insights das cinco plantas no Brasil, localizadas no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, e Fortaleza, além de dar suporte à do Rio de Janeiro, que foi anunciada recentemente com a aquisição da PaperBox, em Saquarema.
Tudo para aprimorar o desenvolvimento de embalagens: “elaboramos um ecossistema de estudos no laboratório a fim de garantir excelência, alto padrão de qualidade e otimização de recursos em cada solução”, diz Souto.
Centro de Experiências
A Smufit Kappa conta também com Centros de Experiências, para “fomentar a mudança na concepção de embalagem para o consumidor, fazendo com que as soluções se tornem agentes de inovação para cada cliente”.
É uma co-criação, onde a palavra “colaboração” se faz presente para oferecer “experiências de unboxing” (o famoso “desencaixotar”, ou “abrir o pacote”) ao consumidor, além de otimizar a cadeia logística e agregar valor de marca a cada cliente.
“Acreditamos que parte do crescimento do segmento é fruto do fato de que as embalagens não são mais vistas apenas como meios de transporte de produtos, mas sim como um bem excepcional para promover uma experiência positiva ao consumidor e agregar valor à percepção da marca”, conta Luciana Souto.
Cases
Entre as ferramentas de sucesso, Luciana cita o EyeScan – software capaz de realizar a combinação de milhões de pontos em um PDV e analisar o poder de atração das embalagens, permitindo uma análise do comportamento do consumidor, através de mapas de calor e gráficos.
Há também o ImPackt, que permite realizar simulações do acúmulo de embalagens de menor reciclabilidade ao longo dos anos, ajudando a quantificar o impacto causado ao meio ambiente, caso as embalagens não sejam recicladas.
Dos Centros de Experiências, também foi criado o ARBox, um aplicativo de realidade aumentada, que permite ao cliente visualizar um 3D da sua embalagem, possibilitando, inclusive, a aplicação do mockup com diferentes artes e em superfícies e cenários distintos.
“Confiamos na importância de pensar ‘fora da caixa’ e, por isso, faz parte do nosso compromisso com o mundo e sociedade pensar diferente para poder agir com excelência em cada iniciativa”, sublinha.
Investimento Constante
Desde o início da atuação da companhia no Brasil, a Smurfit Kappa já destinou mais de US$ 162 milhões para a implementação de processos de inovação nos âmbitos de negócios, sustentabilidade, segurança e maquinário. Desse montante, a companhia investiu US$ 18 milhões em projetos focados em tecnologia, inovação e infraestrutura em 2022 no país.
“Acreditamos que o investimento constante no ecossistema de inovação e em novas tecnologias, somado à nossa expertise de mercado, pode fortalecer o desenvolvimento de soluções que não só impactam os negócios de cada consumidor positivamente, mas também favorecem o planeta”, ressalta.
Inovar e pensar o mundo
Isso porque a Smurfit Kappa acredita que a inovação deve estar em todos os lugares. São ideias disruptivas, tanto para o portfólio de embalagens, quanto para decisões operacionais. Ou seja, inovar não requer só “alta tecnologia”, mas pensar o mundo de maneira diferente e buscar colocar isso em prática.
“Também estamos comprometidos com o objetivo de contribuir positivamente para a democratização da economia circular na indústria, fortalecendo atuações mais responsáveis com o meio ambiente”, conta. “Esse objetivo se concretiza com as ações perenes com as comunidades locais em cada região em que a companhia está presente, pois entendemos que cada inovação precisa refletir no meio em que estamos inseridos”.