A Smurfit Kappa foi destaque na 30ª edição do Prêmio Brasileiro de Embalagem, realizado pela EMBANEWS. A premiação reconhece o valor da inovação nas embalagens, consagrando o potencial dessas soluções como um bem de diferenciação de marcas a partir de fatores como design, sustentabilidade, marketing e tecnologia.
O projeto da Smurfit Kappa desenvolvido para a linha de pães de forma da Milani – marca brasileira de pães do Grupo Líder Minas – foi vencedor nas categorias “Sustentabilidade” e “Marketing”, que avaliam o potencial ecológico e a qualidade do display nos pontos de venda, respectivamente.
Para elaborar a solução, o time de desenvolvimento da Smurfit Kappa se apoiou na tecnologia, na inovação, na sustentabilidade e no big data para atender aos desafios da Milani. Na iniciativa, a empresa criou uma solução Shelf Ready Packaging (SRP) — do inglês, embalagem pronta para prateleira — capaz de otimizar o processo logístico da linha de pães de forma da marca e reduzir o uso de materiais com menor reciclabilidade.
Os atributos da solução da Smurfit Kappa vão além da linha de produção e contribuem para o aumento do reconhecimento da marca nas prateleiras e para a redução de custos na cadeia de suprimentos.
Mensurando o aumento de visibilidade no PDV por meio da ferramenta proprietária EyeScan, a companhia observou que a nova embalagem ampliou a visibilidade dos pães de forma da Milani em 72%, além de reduzir em 25 toneladas a quantidade de plástico utilizado nessa linha de produtos.