Empapel News

Home Notícias Empapel Eventos Webinar destaca potencialidade das embalagens de papel como um vetor de decisão de compra

Webinar destaca potencialidade das embalagens de papel como um vetor de decisão de compra

Com a missão de debater o tema “A busca por sustentabilidade e o design circular”, a edição de 2024 do webinar “Embalagem de papel. A escolha natural” foi além e demonstrou que as embalagens de papel são importantes aliadas na conexão com os consumidores e na realização de negócios. Organizado em parceria por Empapel, Ibá e Two Sides, o evento reuniu virtualmente mais de 539 participantes de 19 diferentes países.

Representantes da Ikea, maior varejista global do setor moveleiro; do Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula); e Natura falaram a profissionais de marketing, compras, supply chain, logística, entre outros.

“As embalagens de papel são fundamentais em nossa cadeia de suprimentos”. Maja Kjellberg, representante da Ikea, abriu sua fala demonstrando o grau de importância do item para a companhia que possui 473 lojas espalhadas em 63 mercados. “Necessitamos de combinações infinitas, pois há embalagens específicas a depender do tamanho do pedido, a distância da entrega e a forma como é enviado”.

Kjellberg explicou que 91% das 4 bilhões de embalagens que a Ikea coloca no mercado anualmente são baseadas em papel, mas afirma que a meta é aumentar este índice. “Olhando para o futuro, nosso objetivo é chegar em 100% de embalagens de papel. Valorizamos muito os materiais certificados pelo FSC. A Ikea atua guiada por três vertentes, que são: acessibilidade, sustentabilidade e viabilidade. Por isso, é fundamental que o material escolhido seja integrado nessas dimensões da Ikea”.

Marcos Iorio, da CCD Circula, estimulou o público a refletir sobre o sentido mais amplo da circularidade. “O design circular não significa somente reciclar, mas quer dizer não aterrar, pois o material pode liberar uma série de gases. Assim, a embalagem tem que ser pensada para o pós-consumo: como será desmontada, como reduzir a quantidade de materiais, que materiais são esses e quais seus impactos. Vale destacar que 80% do impacto ambiental é decidido na etapa de design e produção”.

Iorio também comentou a importância dos diferentes elos da cadeia neste processo. “Infelizmente somente 1 em cada 5 cidades no Brasil tem coleta seletiva para a população. Além disso, 70% dos brasileiros não separam seus resíduos. Falta educação ambiental nas escolas”, complementou. Marcos finalizou sua apresentação demonstrando o avanço no uso de embalagens à base de celulose, com destaque para o pack de papel para refrigerantes; papel colmeia para proteger produtos, como garrafas de vinho; bandejas de papel para alimentos; embalagem de papel para chocolates; garrafas de cerveja feita de papel, entre outros exemplos.

Anderson Liba, da Natura, compartilhou a jornada da companhia na utilização de embalagens de papel, revelando a busca por atributos que vão além da sustentabilidade. “A Natura tem uma conexão com as embalagens de papel. Por meio delas estabelecemos uma conexão emocional com o consumidor”, afirmou o executivo que ainda revelou que 41% das embalagens da empresa contêm algum tipo de material renovável ou reciclável.

“As embalagens de papel foram aprimoradas ao longo do tempo, por meio do design. Buscamos a melhor equação de valor, a fim de entregar todos os requisitos necessários”, completou Liba que destacou o extenso portfolio que utiliza embalagens de papel, destacando caixas de presente de papelcartão, sacolas, sachês de amostras, entre outros.

O webinar contou ainda com quatro patrocinadores, que puderam expor seus cases. A Forest Paper comentou sobre seu reposicionamento de marca e o trabalho com a linha Biome da Natura. Já a Ibema detalhou seus projetos de reciclagem, Estação Preço Baixo e Ciclo Bom, que já coletaram 646 toneladas de papel e cinco toneladas de copos de papel, respectivamente.

A Papirus por sua vez comentou sobre sua iniciativa de créditos de Reciclagem em parceria com a Pólen e trouxe cases da RD Saúde e da Viveo. Esta última reformulou suas embalagens para que se tornassem mais recicláveis, deixando de emitir mais de 550 toneladas de CO2 eq. A WestRock completou o time de patrocinadores, contemplando seu case com a Bimbo, que buscou uma alternativa para destacar os bolinhos Ana Maria na gôndolas e a solução veio a partir da qualidade de impressão em caixas e displays de papel, gerando atratividade e identidade de marca.

O webinar pode ser revisto* aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RQSCyuIWGlo 

*Ikea não autorizou divulgação da fala de Maja Kjellberg

Sobre a Empapel
A Empapel, Associação Brasileira de Embalagens em Papel, surge no lugar da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO) – que desde 1974 representou o segmento. A entidade tem como missão ser reconhecida como uma associação que transforma o diferencial ambiental das embalagens de papel.

A Empapel quer promover uma ampliação de mercado e de oportunidades de negócios para os seus associados, além de alcançar protagonismo em soluções para embalagem. A ideia é trabalhar todo o potencial do insumo em um cenário em que os consumidores estão cada vez comprometidos com a economia circular — conceito que promove novas maneiras de produzir e consumir, que gerem recursos à longo prazo.

Há muito trabalho pela frente, como ponto de partida, a entidade acompanha o setor de perto, com boletins analíticos produzidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com este trabalho é possível identificar as necessidades do mercado, além de diferentes oportunidades de investimentos e negócios.

Sobre a Ibá
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 48 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.

Sobre Two Sides
Organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides, a mais importante iniciativa do setor, promove a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, papelcartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo