Com a missão de debater o tema “A busca por sustentabilidade e o design circular”, a edição de 2024 do webinar “Embalagem de papel. A escolha natural” foi além e demonstrou que as embalagens de papel são importantes aliadas na conexão com os consumidores e na realização de negócios. Organizado em parceria por Empapel, Ibá e Two Sides, o evento reuniu virtualmente mais de 539 participantes de 19 diferentes países.
Representantes da Ikea, maior varejista global do setor moveleiro; do Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula); e Natura falaram a profissionais de marketing, compras, supply chain, logística, entre outros.
“As embalagens de papel são fundamentais em nossa cadeia de suprimentos”. Maja Kjellberg, representante da Ikea, abriu sua fala demonstrando o grau de importância do item para a companhia que possui 473 lojas espalhadas em 63 mercados. “Necessitamos de combinações infinitas, pois há embalagens específicas a depender do tamanho do pedido, a distância da entrega e a forma como é enviado”.
Kjellberg explicou que 91% das 4 bilhões de embalagens que a Ikea coloca no mercado anualmente são baseadas em papel, mas afirma que a meta é aumentar este índice. “Olhando para o futuro, nosso objetivo é chegar em 100% de embalagens de papel. Valorizamos muito os materiais certificados pelo FSC. A Ikea atua guiada por três vertentes, que são: acessibilidade, sustentabilidade e viabilidade. Por isso, é fundamental que o material escolhido seja integrado nessas dimensões da Ikea”.
Marcos Iorio, da CCD Circula, estimulou o público a refletir sobre o sentido mais amplo da circularidade. “O design circular não significa somente reciclar, mas quer dizer não aterrar, pois o material pode liberar uma série de gases. Assim, a embalagem tem que ser pensada para o pós-consumo: como será desmontada, como reduzir a quantidade de materiais, que materiais são esses e quais seus impactos. Vale destacar que 80% do impacto ambiental é decidido na etapa de design e produção”.
Iorio também comentou a importância dos diferentes elos da cadeia neste processo. “Infelizmente somente 1 em cada 5 cidades no Brasil tem coleta seletiva para a população. Além disso, 70% dos brasileiros não separam seus resíduos. Falta educação ambiental nas escolas”, complementou. Marcos finalizou sua apresentação demonstrando o avanço no uso de embalagens à base de celulose, com destaque para o pack de papel para refrigerantes; papel colmeia para proteger produtos, como garrafas de vinho; bandejas de papel para alimentos; embalagem de papel para chocolates; garrafas de cerveja feita de papel, entre outros exemplos.
Anderson Liba, da Natura, compartilhou a jornada da companhia na utilização de embalagens de papel, revelando a busca por atributos que vão além da sustentabilidade. “A Natura tem uma conexão com as embalagens de papel. Por meio delas estabelecemos uma conexão emocional com o consumidor”, afirmou o executivo que ainda revelou que 41% das embalagens da empresa contêm algum tipo de material renovável ou reciclável.
“As embalagens de papel foram aprimoradas ao longo do tempo, por meio do design. Buscamos a melhor equação de valor, a fim de entregar todos os requisitos necessários”, completou Liba que destacou o extenso portfolio que utiliza embalagens de papel, destacando caixas de presente de papelcartão, sacolas, sachês de amostras, entre outros.
O webinar contou ainda com quatro patrocinadores, que puderam expor seus cases. A Forest Paper comentou sobre seu reposicionamento de marca e o trabalho com a linha Biome da Natura. Já a Ibema detalhou seus projetos de reciclagem, Estação Preço Baixo e Ciclo Bom, que já coletaram 646 toneladas de papel e cinco toneladas de copos de papel, respectivamente.
A Papirus por sua vez comentou sobre sua iniciativa de créditos de Reciclagem em parceria com a Pólen e trouxe cases da RD Saúde e da Viveo. Esta última reformulou suas embalagens para que se tornassem mais recicláveis, deixando de emitir mais de 550 toneladas de CO2 eq. A WestRock completou o time de patrocinadores, contemplando seu case com a Bimbo, que buscou uma alternativa para destacar os bolinhos Ana Maria na gôndolas e a solução veio a partir da qualidade de impressão em caixas e displays de papel, gerando atratividade e identidade de marca.
O webinar pode ser revisto* aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RQSCyuIWGlo
*Ikea não autorizou divulgação da fala de Maja Kjellberg
Sobre a Empapel
A Empapel, Associação Brasileira de Embalagens em Papel, surge no lugar da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO) – que desde 1974 representou o segmento. A entidade tem como missão ser reconhecida como uma associação que transforma o diferencial ambiental das embalagens de papel.
A Empapel quer promover uma ampliação de mercado e de oportunidades de negócios para os seus associados, além de alcançar protagonismo em soluções para embalagem. A ideia é trabalhar todo o potencial do insumo em um cenário em que os consumidores estão cada vez comprometidos com a economia circular — conceito que promove novas maneiras de produzir e consumir, que gerem recursos à longo prazo.
Há muito trabalho pela frente, como ponto de partida, a entidade acompanha o setor de perto, com boletins analíticos produzidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com este trabalho é possível identificar as necessidades do mercado, além de diferentes oportunidades de investimentos e negócios.
Sobre a Ibá
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 48 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.
Sobre Two Sides
Organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides, a mais importante iniciativa do setor, promove a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, papelcartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.