Klabin anunciou investimento de R$ 1,6 bilhão para a construção de uma unidade de embalagens de papelão ondulado, em Piracicaba, interior de São Paulo. A nova fábrica está prevista para entrar em operação no segundo trimestre de 2024 e terá capacidade de produção anual de 240 mil toneladas de papelão ondulado.
O desembolso terá início ainda em 2022 e deve se estender até 2024, sendo financiado pela posição de caixa da companhia. Com o startup da fábrica e demais projetos de expansão em embalagens já anunciados pela empresa, a Klabin passará a ter capacidade instalada de aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de embalagens de papelão ondulado por ano, consolidando a sua posição de líder do segmento no Brasil e reforçando o seu modelo de negócio integrado, diversificado e flexível.
O Projeto Figueira está alinhado ao que há de mais moderno em termos de tecnologia, para garantir eficiência operacional e proporcionar a otimização das operações da Klabin. O escopo contempla, inicialmente, a instalação de duas máquinas onduladeiras e nove impressoras. A unidade fabril será instalada em um terreno de 950 mil metros quadrados, espaço que oferece condições físicas para receber projetos futuros de ampliação de papel reciclado e embalagens de papelão ondulado.