A WestRock, integrou Diversidade & Inclusão à sua estratégia de ações sociais nas comunidades onde está inserida, como uma oportunidade de avançar ainda mais no tema. Apenas em 2022, 100% dos programas próprios focaram em diversidade. Mais de R$ 8,4 milhões foram investidos em 68 iniciativas, das quais 30% tiveram o foco em D&I. Os números são do Relatório de Responsabilidade Social WestRock Brasil 2022 que acaba de ser divulgado.
Com atuação nos estados em que está presente com suas operações – Ceará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo -, a WestRock Brasil acelerou seus programas de educação profissionalizante para pessoas em situação de vulnerabilidade social e diversidades (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAPN+) em áreas e posições chave para a empresa.
O programa DesEnvolve é um dos caminhos utilizados pela empresa para capacitar e recrutar pessoas diversas nas comunidades. Realizado pela WestRock em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o projeto prepara pessoas em situação de vulnerabilidade para a indústria, por meio de cursos técnicos customizados e de aperfeiçoamento com vagas exclusivas para diversidades. No período de 2022, 13% das novas contratações da Unidade Papel e Florestal WestRock vieram do Programa. Dos 76 graduados, 71% são pessoas diversas (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e LGBTQIAP+). Já na região de Porto Feliz-SP, dos 60 alunos(as) em curso de formação profissionalizante, 72% são mulheres e 43% pessoas negras (pretas e pardas). Com um investimento 47% superior a 2021, as iniciativas sociais da empresa impactaram positivamente 123 mil pessoas no último ano.