Empapel News

Home Notícias Empapel Entrevistas Entrevista com Lincoln Seragini, CEO da Casa Seragini

Entrevista com Lincoln Seragini, CEO da Casa Seragini

Com uma longa carreira em Design de Marcas, Produtos e Embalagens, Lincoln Seragini é atualmente CEO da Casa Seragini Consultoria em Governança Criativa de Negócios, Membro da Academia Brasileira de Marketing, Professor de Pós-graduação nas áreas de Design Estratégico, Gestão de Marcas e Inovação, líder criativo brasileiro do World Creativity Day das Nações Unidas em 2019, além de inúmeras outras credenciais.  Formado pela Politécnica da USP nos anos 70, com especialização em Administração de Empresas pela FGV, Seragini é um veterano do setor e já atendeu mais de 1.200 empresas, desenvolvendo mais de 500 marcas e 20.000 projetos de embalagem ao longo de sua carreira. Ele concedeu essa entrevista para a Empapel News de abril.

Qual a razão de ser da embalagem? Como vê a embalagem do futuro?

A embalagem existe para conter, proteger, fabricar, distribuir, vender, informar e permitir o uso dos produtos. Sem embalagem não seria possível abastecer as populações. Ela portanto é uma necessidade da vida. Além da experiência sensorial em si e do emocional que acarreta um bom design, uma embalagem hoje dia precisa olhar e ser funcional para o planeta. Sobre a embalagem do futuro entendo que seja aquela que cumprirá todos os requisitos da matriz, com muita ênfase na sustentabilidade.

Qual a relação da sustentabilidade com o design?

Sabe-se hoje em dia que mais de 70 % dos problemas de reciclagem e circularidade, seriam reduzidos com um bom design. Fatores como o tipo, materiais, estrutura, funcionalidades, descarte, simplificação, reutilização e compostagem poderiam ser otimizados aplicando os melhores princípios do ecodesign.

Os designers estão preparados para essa missão?

Essa é uma fraqueza do processo de definição de uma embalagem ecologicamente ideal. Faltam profissionais completos preparados para projetar a embalagem ecologicamente perfeita. Existem muitos especialistas, principalmente nos fornecedores de matéria-prima e embalagem acabada, alguns nos fabricantes dos produtos, porém, sempre com a visão das partes e não do todo. Com isso vejo uma enorme oportunidade de nascer novos cursos de ecodesign completo.

Como se escolhe uma embalagem ideal para um produto?

Existe uma matriz que estabelece os critérios para a definição de uma embalagem: Graus de Proteção mecânica e físico-química; Funções, uso pelos consumidores; Integração nas linhas de fabricação; Otimização logística; Requisitos de Marketing: Comunicação (Venda no autosserviço); Informações (Rotulagem); Conveniência; Requisitos de sustentabilidade; Custo. Esses fatores estão presentes em qualquer embalagem. O desafio é criar algo original, único, evitando copiar.

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo