Empapel News

Home Empapel News Social Livro conta a história e a cultura através das embalagens

Livro conta a história e a cultura através das embalagens

A FuturePack divulgou o primeiro volume da nova coleção bilíngue “Embalagens Mundo Afora – Packaging Around The World”, escrito por Assunta Napolitano Camilo.

O livro traz embalagens do Brasil, divididas nas cinco regiões do país – Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte – além de embalagens de sete países da Europa Ocidental – Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Noruega e Suécia.

“Este primeiro volume do livro mostra também a importância do design e das embalagens como ferramenta de narrativas que relembram sentimentos e memórias afetivas dos consumidores com as marcas e os produtos,” afirma a autora. É a embalagem como instrumento de valorização da cultura e tradição de um povo.

Assunta atua há mais de 40 anos no setor de embalagens e é diretora da FuturePack, empresa de consultoria em embalagens, que trabalha há 25 anos no desenvolvimento de novos mercados, pesquisa de tendências e inovações, planejamento estratégico e desenvolvimento de embalagens.

Funções comerciais e sociais

Embalagens possuem funções primárias, que incluem conter, acondicionar, proteger e conservar o produto. Mas, como tudo o que é imaginado, desenvolvido e produzido pelo ser humano, carrega também outras funções: contar a cultura, a história e a tradição dos povos através do design, formas, cores, imagens e personagens.

O livro, então, mergulha nessa viagem pela pluralidade cultural do Brasil e do mundo, sob a perspectiva das embalagens. É um olhar diferente, curioso, educativo e surpreendente. A autora elenca a construção do povo brasileiro, através da miscigenação de diversos grupos étnicos, como indígenas, portugueses, africanos e também dos vários imigrantes, e sublinha que esta herança cultural pode ser vista nas gôndolas através das embalagens que evocam o sentimento de pertencimento. O mesmo acontece com a história do Velho Continente.

“Já viajei o mundo afora. Visitei e revisitei mais de oitenta países. A cada viagem, uma descoberta sobre a história e a cultura de um povo por meio das embalagens. Essa narrativa é desvendada em detalhes através de fotografias, tipografias, ilustrações, personagens, materiais, cores e formatos. A riqueza de um povo está embalada nas gôndolas ao alcance dos consumidores”, conta Assunta.

A obra é organizada pela FuturePack e tem patrocínio da Owens-Illinois, Ball e Valgroup, além do apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – o Programa de Ação Cultural (ProAc), e apoio do Instituto de Embalagens.

Hugo Ladeira, presidente da Owens-Illinois, recorda como as embalagens fazem parte da história da humanidade “no final da Idade Média, surgiram as primeiras garrafas capazes de transportar líquidos, como espumantes e vinhos. Novamente, a necessidade impulsionou a inventividade. E o design avançou para aprimorar as garrafas, porque as normas para a produção de alimentos, no período medieval, se tornaram mais severas para evitar contaminações. Embalagem e design formam uma parceria indissolúvel. A revolução industrial acelerou a evolução e a expansão desses segmentos”.

A coleção “Embalagens Mundo Afora” vai contar as tradições e costumes dos povos através das embalagens no mundo. O leitor pode adquirir o livro no site www.embalagensmundoafora.com.br.

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo