Empapel News

Home Empapel News Eventos Empapel exalta mais um ano de conquistas em evento para associados

Empapel exalta mais um ano de conquistas em evento para associados

No dia 4 de dezembro, a Empapel realizou seu encontro de fechamento de ano com boa parte de seus associados para celebrar mais um ano de conquistas do setor de embalagens de papel e papelão ondulado. O evento aconteceu no Royal Palm, em Campinas, interior de São Paulo.

Gabriella Michelucci abriu o evento lembrando que o Brasil é sétimo fabricante global de embalagens de papelão ondulado, com dados de 2022. São 3,9 milhões de toneladas de embalagens ou 7,7 bilhões de metros quadrados, ou “impressionantes” 14 bilhões de embalagens distribuídas no país, quase 99% no mercado interno, para todos os segmentos da indústria.

E deu mais números: são R$ 28,5 bilhões de receita, com 28 mil colaboradores diretos. “É um setor de alta relevância”, resumiu. “E que vem se valorizando nos últimos anos”.

Após a abertura, Gabriella chamou Paulo Hartung, presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), para falar das expectativas para 2024, sob o ponto de vista político e econômico.

Hartung reverenciou o novo presidente-executivo da Empapel, o embaixador José Carlos da Fonseca, que no dia do evento estava em Dubai, nos Emirados Árabes, participando Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP28.

“Nos dias atuais, você precisa olhar a floresta e não apenas uma árvore”, metaforizou, para dizer que estamos inseridos em um ambiente global e que os movimentos internacionais impactam os negócios em qualquer fronteira. “E nós estamos terminando um ano difícil no mundo, de altíssima complexidade, com a mudança climática, onde o unilateralismo não interessa, é preciso uma ação global, do multilateralismo, o que não é fácil”.

Hartung ressaltou que “temos muitos pontos positivos no Brasil”, citando as “enormes oportunidades” da descarbonização – “uma pauta do planeta” -, da biodiversidade, das novas matrizes energéticas limpas, das terras cultiváveis e de preservação. “Temos em cima da mesa oportunidades inéditas na história do Brasil”, disse.

“Precisamos energizar este país e não de brigas inúteis, e de boas ideias, se inspirando nas boas ideias que deram certo pelo mundo”, afirmou, citando as parceiras Ibá, Empapel, Two Sides, ABTCP. “Isso aqui é vida”.

“Este é o maior leque de oportunidades da história brasileira”, resumiu. “A liderança coletiva, das associações, da sociedade civil é a melhor” liderança para fazer isso dar certo, que “transforma potencial em vida melhor para os brasileiros”. Hartung encerrou dizendo que os associados Empapel “lideram um setor que é luz para iluminar esse futuro do Brasil”.

Com 2023 chegando ao fim, observa-se o próximo ano que chega com o otimismo que o presidente da Ibá destacou. As empresas do setor de embalagens de papel e papelão ondulado se mostram diferenciadas e caminhando para um processo de profissionalização tal que as fazem ser plenamente capazes de aproveitar as oportunidades que o novo Brasil apresenta. Então, que venha 2024.

Notícias relacionadas

Anterior
Próximo