O IFB (Instituto Foodservice Brasil) realiza com regularidade pesquisa que resulta no Índice de Desempenho Foodservice (IDF). As 17 empresas associadas ao IFB que abrangem a alimentação fora do lar fecharam dezembro de 2023 com crescimento nominal de 10,3% e, descontando a inflação, de 5% nas vendas, na comparação com dezembro de 2022. O indicador vendas nas mesmas lojas (SSS, same stories sales) mostrou aumento de 7%.
No acumulado do ano, o crescimento foi de 9,4% em comparação com o acumulado de 2022, e de 7,1% no SSS. O levantamento apresentou também que o delivery representou 18,3% do total de vendas.
As mesmas 17 empresas associadas ao IFB registraram em janeiro um crescimento nominal de 8,2% nas vendas e de 3,2%, descontando a inflação, em relação a janeiro de 2023. No SSS, aumento de 4,1%. Já o canal delivery se expandiu para 19,1% da participação total nas vendas.
Após momentos de recuo acentuado por conta da pandemia de Covid-19, que impôs medidas sanitárias preventivas de isolamento e restrição de circulação de pessoas, atingindo duramente o setor, nota-se que embora haja variação nos resultados, o crescimento aconteceu com robustez nos dois meses citados e durante o ano cheio de 2023.
O mercado de alimentação representa hoje em distribuição setorial por toneladas, segundo dados do anuário Empapel 2022, 50,9% do valor total, em produtos como abates e carnes, laticínios, óleos e produtos vegetais, além de outros produtos alimentícios.
Em pesquisa Trend Tracker 2023, realizada pela Toluna, a pedido da Two Sides, com mais de 10 mil pessoas em 16 países, sendo 1 mil entrevistados no Brasil, mostrou que é justamente as embalagens de papel e papelão ondulado, as preferidas dos consumidores em diversos ângulos (linkar aqui texto publicado no Empapel News sobre a pesquisa).
A Trend Trackers 2023 mostrou, entre outras coisas, que o material de embalagem preferido para os consumidores, com base em 15 atributos ambientais, visuais e físicos, é o papel em dez aspectos, liderando o ranking em relação aos demais: vidro com quatro atributos, metal com um e plástico com nenhum.
No recorte brasileiro, os dados da pesquisa são ainda melhores: os entrevistados consideram o papel um produto biodegradável (72%), mais barato (63%), melhor para o meio ambiente (58%), mais leve (57%) e mais fácil de reciclar (53%).
Como lembra a Two Sides, para 64% dos pesquisados a preferência é por embalagens de papel para as compras online, percentual que cresceu dois pontos percentuais em relação a 2021, assim como o número de consumidores que declararam estar tomando atitudes para o uso de embalagens de papel, que aumentou de 45% para 49% em 2023.
O mercado brasileiro de food service é o 5º maior do mundo, com gasto per capita de R$ 2.200 por ano, ressaltando a importância desse setor. Com a melhora dos indicadores econômicos em 2023 e 2024, o ato de se alimentar fora de casa tende a crescer, o que impulsiona também, diretamente, o setor de embalagens de papel e papelão ondulado.